Título
Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
Autor
Graça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalho
Resumo
pt
O presente estudo testa um modelo de liderança de equipas, com o intuito de contribuir para colmatar as limitações das teorias de liderança gerais. O modelo em estudo centra-se no papel da liderança na eficácia do trabalho em equipa numa lógica de modelos input-processos-output de desempenho, cujos estudos empíricos são em número reduzido. Para além do contributo empírico, introduziu-se o contexto onde as equipas operam, neste caso as equipas das CPCJ (Comissões de Protecção das Crianças e Jovens) que intervêm na protecção das crianças e jovens em risco, o qual foi também considerado para formular o modelo. As hipóteses colocadas foram que a reflexividade está relacionada positivamente com o desempenho da equipa, e que a liderança é mediadora desta relação. Os participantes consistiram em 126 equipas das CPCJ em modalidade restrita. Para medir as variáveis deste estudo correlacional, foram utilizadas escalas adaptadas de Wageman, Hackman, & Lehrman (2005) para a liderança, de West (1994) para a reflexividade e de Passos & Caetano (2005) para o desempenho. Os resultados forneceram suporte para as hipóteses nos três tipos de desempenho encontrados, confirmando a proposta para um novo modelo de liderança de equipas. As implicações teóricas e práticas e as limitações e sugestões de estudos futuros são também descritas.
en
The current study proposes a model of team leadership, in order to contribute to bridge the limitations of leadership general theories. The studied model focus on leadership role in teamwork effectiveness based on input-processes-output performance models, which lacks empirical study. Beyond the empirical contribution, this study introduces the context where teams operate, in this case, CPCJ (Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco) who intervene in the protection of the young and children in risk, which was also considered to formulate the model. The hypotheses were that reflexivity is positively related with team performance, and leadership is a mediator of this relation. Participants consist of 126 teams from CPCJ in restricted modality. To measure the variables of this correlational study, were utilized adapted scales from Wageman, Hackman & Lehrman (2005) to leadership, from West (1994) to reflexivity and from Passos & Caetano (2005) for performance. Results give support to the hypotheses on the three types of performance founded, confirming the proposal for a new model of team leadership. The theoretical and practical implications, limitations and suggestions for future studies are also described.