Título
Buscaonibus plataforma eletrónica de venda de titulos de transporte de autocarro no Brasil: plano de negócios
Autor
Sousa, João Miguel Soares Eusébio de
Resumo
pt
Este trabalho vem no seguimento do plano de estudos do Mestrado em Gestão no
ISCTE-IUL e tem como principal objetivo a concretização de um plano de negócio que
poderá vir a ser efetivamente implantado.
O crescimento exponencial do comércio eletrónico, o aumento das viagens de autocarro
nos últimos anos no Brasil e o número reduzido de bilhetes de autocarro que são vendidos
pela Internet, impulsionaram a elaboração deste projeto, isto com vista à criação de um
projeto de expansão do portal eletrónico Buscaonibus.com.br, que atualmente funciona
como portal de consulta de horários e preços de viagens de autocarro no Brasil.
Outro fator preponderante para a realização deste plano de negócios foi a alteração que se
tem vindo a verificar nos estilos de vida das pessoas ativas, que cada vez dispõem de
menos tempo para se deslocarem antecipadamente à rodoviária para adquirirem o bilhete
de autocarro, assim como, o elevado número de empresas, destinos e preços, que tornam
este portal eletrónico integrador de várias empresas de autoviação, num acrescento de
valor ao serviço prestado.
O objetivo deste plano passa pela elaboração de um plano de negócio estruturado, onde
foi realizada uma análise bibliográfica relacionada com o comércio eletrónico, uma
análise da envolvente externa, interna e competitiva, e posteriormente, a definição de
estratégias orientadas pelos objetivos estipulados, assim como, a elaboração de todo o
planeamento de marketing e organizacional.
Na fase final, é apresentada a avaliação económico-financeira num horizonte temporal de
seis anos (2013 a 2018), obtendo-se um projeto financeiramente viável.
en
This work is within the context of the Master in Management with a view to its
completion and simultaneously the desire on the part of the author, the realization of a
business plan to be effectively implemented.
The exponential growth of electronic commerce, the increase in bus travel in recente
years in Brazil and the small number of bus tickets that are sold over the Internet, drove
the development of this project, with a view to setting up a projecto to expand the
electronic portal Buscaonibus.com.br, who currently works as a portal for consulting
timetables and prices for bus travel in Brazil.
Another factor for the realization of it was the change that has been observed in the
lifestyles of active people, who increasingly have less time to travel the road ahead and
purchase the bus ticket, as well as the high number of companies, destinations and prices
that make this portal electronic integrator several companies bus, add a value to the
service provided.
The aim of this plan is the development of a structured business plan, which was carried
out a literature review related to e-commerce, an analysis of the external enviroment,
internal and competitive, and later, the definition of strategies within the goals stipulated,
as well as the preparation of all marketing planning and organizational.
In the final phase, the six years (2013-2018) economic and financial evaluation is
presented, resulting in a financially viable project.