Título
A coordenação dos recursos como instrumento de competitividade no sector da banca
Autor
Costa, Renato Jorge Lopes da
Resumo
pt
Numa era de competição particularmente intensa, a externalização está a tornar-se cada vez mais numa importante componente na tomada de decisão estratégica e uma importante forma de aumentar a eficiência e qualidade nas várias actividades empresariais, sendo visto por muitos gestores como uma ferramenta influenciadora e poderosa de mudança organizacional, trazendo uma vida nova à organização e à cadeia processual da empresa.
O que se pretende com o presente projecto é exactamente a enfatização desta conjuntura, evidenciando o real valor desta moderna ferramenta de gestão estratégica quando combinada numa visão ampla de negócio e no estudo de um conjunto de competências intimamente ligado ao binómio serviço/mercado, centrado em competências “core”, recursos e ofertas cada vez mais facilitadoras do bem estar do cliente, fomentando criatividade e dinamismo nas acções operativas das empresas através do potenciamento das TIG (tecnologias de informação de gestão).
Assim, o objectivo fundamental deste projecto será investigar teoricamente o processo de “Outsourcing” com base na teoria dos recursos e na externalização de actividades sem que se perca o controlo da cadeia, focando ainda aspectos relacionados com a noção de valor e as próprias implicações da cadeia de valor na decisão estratégica de externalizar. Paralelamente, numa componente mais prática procurarei ainda conciliar este propósito com o estabelecimento de bases para o desenvolvimento de novos serviços mais eficientes sobre o ponto de vista tecnológico e operacional procurando agir como visionário em termos de eficiência operacional, permitindo apresentar num Banco português um documento que lhes forneça ideias de futuro que possibilitem economizar tempo e recursos através da externalização das suas actividades, focalizando-se apenas em tarefas residuais de coordenação e controlo, o que actualmente não se verifica.
en
In a time of particularly intense competition, “Outsourcing” is becoming increasingly an important component in strategic decision making and an important way to increase efficiency and quality in the various business activities, seen by many managers as an influential and powerful tool for organizational change, bringing new life to the organization and to the procedural chain of the company.
The aim of this project is exactly emphasize this situation, showing the real value of this modern strategic management tool when combined in an ample vision of business and the study of a set of skills closely related to the relationship between service/market, centered in core competences, resources and offerings increasingly facilitating to the well being of the customer, fomenting creativity and dynamism in the operational actions of the enterprises through the operating potentials of management information technologies.
So, the fundamental goal of this project is to investigate empirically the process of “Outsourcing” based on the theory of resources and “Outsourcing” of activities without losing the control of the chain, focusing still aspects related with the concept of value and the implications of the value chain in strategic decision to outsource. In addition, in a more practical component I will also try to reconcile this purpose with the establishment of bases for the development of new more efficient services on the technological and operational point of view, trying to act as a visionary in terms of operational efficiency, allowing present in a Portuguese Bank a document that provides ideas for the future to make possible save time and resources by “Outsourcing” of activities, focusing only on residual tasks of coordination and control, which currently they do not.