Título
A importância do design e da inovação na indústria Portuguesa
Autor
Nunes, Luís Peyssonneau
Resumo
pt
Muitas vezes a performance da actividade económica é associada apenas à produtividade e ao preço deixando de lado outros factores. O design e a inovação são dois dos factores que poderão contribuir para a competitividade e sustentabilidade económica das empresas.
O objectivo deste trabalho, baseado no método do Estudo do Caso, é aumentar o grau de compreensão do ponto de vista da Gestão Global sobre estes factores e da sua importância como meio de diferenciação e de criação de vantagens competitivas de um negócio.
Para tal, e como ferramenta de trabalho e análise, serão apresentados dois casos reais da indústria transformadora portuguesa, que tendo como origem comum a mesma matéria-prima, a madeira, têm produtos finais e modelos de negócio absolutamente distintos. Ambos os casos representam empresas que criaram produtos inovadores e que exportam os seus produtos, actuando no entanto de forma diferente na abordagem do mercado.
Apesar do risco que encerram as extrapolações e generalizações, são ainda apresentados alguns dados e estudos nacionais e internacionais para que por um lado se possam fazer enquadramentos contextualizados e por outro se possam retirar contributos para o tema no contexto da indústria nacional.
Pretende-se assim através desta análise obter resposta para as seguintes questões: Qual a importância que os produtos inovadores têm para a competitividade da indústria? Qual a importância da inovação para a criação de novos produtos? Qual o contributo do design para os processos de inovação? Quais as conclusões que estes casos permitem retirar para o âmbito da indústria transformadora nacional?
en
The performance of the economic activity is frequently associated to the productivity and the price alone putting aside other factors such as design and innovation which can also contribute to the economic competitiveness and sustainability of the companies.
The objective of this work, based on a «Case Study» is to approach the level of understanding of these factors, from the perspective of the global management, and consequently of their importance as means of differentiation and creation of competitive advantages of a business.
In order to achieve these objectives, two real cases of the Portuguese manufacturing industry will be presented, as tools for work and analysis, which having the wood as the common raw material will develop distinctive final products as well as completely different business models. Although both cases represent companies that have created and exported innovative products, they have different business and market approaches.
Despite the risk of extrapolations and generalizations some data will also be presented, as well as national and international studies, in order to put some frameworks into context and possibly contribute to this theme regarding the national industry area.
In short, with this study, we aim at answering for the following questions: What is the importance that innovative products have for the competitiveness of the industry? What is the importance of innovation for the creation of new products? What is the contribution of design to the innovation process? What can we conclude from these cases for the national manufacturing industry?