Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Entrepreneurship and innovation within the creative economy: The case of creative entrepreneurs in Rio de Janeiro

Autor
Lyonnet, Charlotte
Resumo
pt
Na economia criativa, os negócios privados são geralmente representados por empreendedorismo e micro-empresas enquanto as actividades artisticas são fruto da especialização de um profissional que se chama um especialista criativo. Neste campo, criatividade tem uma abordagem dupla. Por um lado, esse é o principal ativo que um especialista criativo tem. Por outro lodo, essa é a essência do empreendedor para gerar inovação. Ambos se reúnem nos clusters criativos onde a boa combinação entre os capitais da cultura, da criatividade e social gera o encontro entre o pensamento criativo e o espírito empreendedor para produzir inovação. No caso de Rio de Janeiro, as principais características da economia criativa são bem incorporadas na cultura brasileira. Esta dissertação tem por propósito investigar a maneira como os especialistas e os empreendedores brasileiros criativos se encontram e fazem surgir clusters criativos que os apoiam para encontrar inovação. No Rio de Janeiro, empreendedorismo nos clusters criativos é analisado no coração da complexidade cultural e emocional para compreender a abordagem brasileira para dirigir um negócio criativo. Com este fim, o ecosistema da economia criativa do Rio de Janeiro é descrito para entender como os clusters criativos encontram a concorrência para alcançar inovação. Por fim, uma pesquisa quantitativa e qualitativa avalia o mapa do modelo de negócios dos empreendedores brasileiros para revelar as suas abordagens criativas com a inovação.
en
Within the creative economy, private sectors are mainly represented by entrepreneurship and micro companies as long as artistic activities are usually the fruit of the core expertise of a professional named the creative expert. In this field, creativity has a twofold approach. On one hand, it is the main asset a creative expert has, artistically speaking. On the other hand, it is the essence of an entrepreneur to generate innovation. They both meet in creative clusters where the nice blend between cultural, creative and social capitals makes creative thinking combine with entrepreneurial spirit to produce innovation. In the case of Rio de Janeiro, the main characteristics of the creative economy are well embodied by the Brazilian culture. From this observation, this study aims to investigate how Brazilian creative experts and entrepreneurs meet and make creative clusters spring to support them to come up with innovation. In Rio de Janeiro, entrepreneurship within creative clusters is analyzed at the heart of its cultural and emotional complexity in order to understand the Brazilian approach of conducting a creative business. For this purpose, the ecosystem of the creative economy of Rio de Janeiro is first described to understand, in a second time, how creative clusters meet competitiveness to reach innovation. Finally, a quantitative and qualitative research assesses Brazilian creative entrepreneurs’ business model canvas to reveal their creative approach with innovation.

Data

24-jun-2016

Palavras-chave

Business model canvas
Creative cluster
Clusters criativos
Mapa de modelo de negócios
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Inovação -- Innovation

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo