Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Análise da parceria estratégica Portugal Telecom e Companhia Telefónica OI

Autor
Gomes, Sara
Resumo
pt
Um dos princípios básicos de todas as empresas é criar valor para a mesma e para os seus acionistas ou sócios. Existem várias opções estratégicas que podem levar ao aumento da criação de valor, entre elas a opção de fusões e/ou aquisições. Isto associado a setores de atividade cujo ciclo de vida se encontra perto da maturidade torna-se uma forma de obter sinergias que melhora a eficiência da empresa e consequentemente, o aumento do retorno para os acionistas/sócios. Esta é a problemática abordada no presente trabalho através do estudo de um caso real relacionado com o setor das telecomunicações. Através da utilização da métrica Economic Value Added avalia-se a compra da OI por parte da PT (Portugal Telecom) que decorreu nos anos de 2010 e 2011 e analisaram-se também as sinergias que advêm desta mesma aquisição.
en
One of the basic business principles is to generate value for the company and also for its shareholders and partners. In order to do so there are a few number of strategies that enhance the referred value, such as mergers and acquisitions. When associated to activity sectors that have reached maturity this principle becomes a way of obtaining synergies designed to improve a company’s efficiency and, consequently, incrementing the shareholders/partners profits. The prior problematic is addressed in this paper through a real case study connected with the telecommunications sector. In this study with the metric Economic Value Added the purchase of the OI company by the Portuguese PT (Portugal Telecom) is evaluated, in the years of 2010 and 2011, the synergies that have derived from this acquisition are also analysed.

Data

21-ago-2013

Palavras-chave

Sinergias
Synergies
Telecomunicações
Telecommunications
EVA®
Strategic partnership
Parceria estratégica

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo