Título
Micro-celebridades e influência digital: um caso de estudo sobre o Instagram
Autor
Freire, Beatriz Gomes Pereira da Silva
Resumo
pt
A constante e significante evolução da internet e dos seus usos desenvolveu alterações na
vida social dos indivíduos, permitindo-lhes uma interação mediada, através das Redes Sociais
Online (RSO), além de cara-a-cara (offline). Esta interação virtual, veio colmatar adversidades
como os fatores geográficos, visto que assim é possível interagir, com indivíduos de qualquer
parte do mundo, em tempo real, por meio das RSO.
A temática da presente Dissertação centra-se no poder e influência das micro-celebridades
portuguesas de Moda/Beleza/Lifestyle, presentes no Instagram, na decisão de compra, uma vez
que se vive num momento em que as RSO e os seus utilizadores desempenham um papel de
peso na sociedade, assim como na construção dos pensamentos e opiniões dos indivíduos.
O surgimento do Marketing Digital, nomeadamente o Marketing de Influência, está
intrinsecamente relacionado com o tema central deste estudo. Este baseia-se no recurso a
Influencers, como forma de divulgação de produtos/serviços, por parte das marcas. É uma
estratégia, presente no Instagram, onde o alcance é notoriamente superior e o custo monetário
inferior, comparando com os mass media tradicionais. Este alcance deve-se ao número de
seguidores das micro-celebridades e à sua capacidade de influenciar atitudes e comportamentos.
Como forma de obter dados que permitam realizar uma análise sobre este tema e respostas
às perguntas colocadas, recorreu-se à metodologia quantitativa para a elaboração de um
questionário online, destinado a seguidores das influencers digitais, portuguesas, de
Moda/Beleza/Lifestyle, no qual foi possível compreender que estas, de facto, influenciam os
seus seguidores na decisão de compra.
en
The constant and significant evolution of the internet and its uses has developed changes in the
social life of individuals, allowing them a mediated interaction, through Online Social
Networks (OSN), in addition to face-to-face (offline). This virtual interaction, came to
overcome adversities such as geographic factors, since it is possible to interact, with individuals
from anywhere in the world, in real time, through the RSO.
The theme of this Dissertation focuses on the power and influence of Portuguese
Fashion/Beauty/Lifestyle micro-celebrities, present on Instagram, in the purchase decision,
since we live in a time when OSN and its users play a major role in society, as well as in the
construction of individuals' thoughts and opinions.
The emergence of Digital Marketing, namely Influencer Marketing, is intrinsically related
to the central theme of this study. It’s based on the use of Influencers as a way to promote
products/services, by the brands. It's a strategy present on Instagram, where the reach is
notoriously superior and the monetary cost lower, compared to traditional mass media. This
reach is due to the number of followers of micro-celebrities and their ability to influence
attitudes and behaviors.
As a way to obtain data to allow an analysis of this theme and answers to the questions
posed, it was used the quantitative methodology for the development of an online questionnaire,
aimed at followers of Portuguese digital influencers of Fashion/Beauty/Lifestyle, in which it
was possible to understand that they, in fact, influence their followers in their buying decision.