Título
Mapeamento de recursos chave: Um diferencial competitivo nas empresas de tecnologia
Autor
Rocha, Jorge Luiz Cunha da
Resumo
pt
Este trabalho objetiva reforçar a importância de uma metodologia de mapeamento de profissionais chave para o desempenho organizacional de uma empresa do segmento de telefonia móvel no Brasil.
Seu enfoque é dado aos profissionais da área de Engenharia dessa empresa descrita no trabalho como Empresa “X”, e terá como fonte de informação a experiência do autor, que atuou como executivo da área de Recursos Humanos da empresa e teve a oportunidade de confrontar-se com o problema e motivar-se na busca de uma solução.
Com o interesse na excelência operacional para essa organização, o autor considerou a importância da análise das competências dos profissionais do setor de Engenharia, a mais crítica área da empresa em manutenção e desenvolvimento de talentos chave, procurando identificar uma metodologia que validasse ao máximo as competências avaliadas pelos gestores nos seus subordinados, através dos resultados atingidos pelos mesmos nas suas áreas funcionais, orientados pelas metas estratégicas do negócio a eles indicadas.
A motivação do autor também foi influenciada pela necessidade de um mapeamento e identificação desses talentos para gerar um plano de gestão estruturado, objetivando assim os investimentos na sua capacitação, retenção e na orientação de planos de sucessão profissional e suprimentos de conhecimento, além de apresentar aos gestores da Empresa “X” um retrato próximo da distribuição das competências da área de Engenharia e em que níveis de contribuição elas ofereciam as suas performances.
O autor pretende, com este trabalho, contribuir para o desenvolvimento humano e organizacional, apresentando uma metodologia que reduz o subjetivismo das avaliações comportamentais realizadas nas empresas e valoriza os resultados individuais como fonte de mensuração e orientação para o desenvolvimento e gestão de talentos chave de uma empresa.
en
This paper aims to reinforce the importance of a methodology for mapping key professionals to the performance organization of a business segment of mobile telephony in Brazil.
Its focus is given to professionals from the engineering company described on this paper as Company "X", and will have as its source of information the author's experience as executive officer of Human Resources at the Company, where he had the opportunity to confront the problem and to motivate himself to seek a solution.
Concerned with the operational excellence of this organization, the author considered the importance of analyzing the skills of professionals in the engineering sector, the most critical area of the Company maintenance and development of key talents, trying to identify a methodology to validate the most of the skills assessed by managers in their subordinates, through the results achieved by them in their functional area, guided by the strategic goals of business they displayed.
The author's motivation was also influenced by the need for mapping and identifying these talents to create a structured management plan to the investments in their capabilities, in their retention, in the conduction of professional succession planning and supply of knowledge, and also to present to the senior management of Company “X” a close portrait of the distribution of skills at the engineering area and at what levels of assistance their performances were offered.
The author intends with this work to contribute to the human and organizational development, presenting a methodology that reduces the subjectivity of the behavioral assessments conducted in business, and values an individual result as a source of measurement and guidance for the development and management of key talents of a business.