Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Inbound marketing : estudo sobre a percepção da credibilidade da fonte em comunidades online

Autor
Varanda, Laura Isabel Antunes
Resumo
pt
O meu interesse pessoal pelo Marketing, a sua crescente evolução e a actual conjuntura económica mundial, originou a que eu utilizasse o Inbound Marketing como base da minha dissertação de mestrado. Esta dissertação tem como tema principal a percepção da credibilidade da fonte em comunidades em Portugal. Tem como principal objectivo identificar os principais factores que determinam a essa percepção e caracterizar os utilizadores de comunidades virtuais. Com base na revisão bibliográfica foi construído um modelo conceptual com o objectivo de verificar relações entre as variáveis que influenciam directamente e indirectamente a percepção de credibilidade da fonte de uma certa comunidade virtual. Foi utilizado um inquérito por questionário via online com o intuito de recolher os dados necessários para a elaboração do estudo. Optou-se por uma amostra não probabilística intencional. Através da análise dos resultados, averiguou-se a existência de dois grandes grupos. O grupo 1 designado por “Utilizadores de Comunidades Virtuais” e o grupo 2 nomeado de “Não utilizadores de Comunidades Virtuais”. Realizou-se então este estudo e os resultados demonstraram que a qualidade da informação e as características dos indivíduos influenciam positivamente a percepção de credibilidade da fonte.
en
My personal interest in Marketing, the evolution that is linked to this concept, and the actual economical conjuncture, give risen at my dissertation thesis in inbound marketing. The main theme of this dissertation is the communication through virtual communities in Portugal. Main goals are to identify the elements that could settle the communication in the virtual communities and characterize their users. Based on the bibliography revision a conceptual model was made with the purpose of check the variable relations that could influence, direct and indirect, the credibility perception of a virtual community source. A online questionnaire inquiry was used in order to collect all the data to the makeup of this study. The option fall back in non probabilistic intentional. Through the results analysis, we found two main groups: group 1, called “Virtual Community Users”, and group 2, called “Non Virtual Community Users”. So, from the analysis of this study, the results showed us that the information quality and the person characteristics had a positive influence in the perception of the source credibility.

Data

20-fev-2012

Palavras-chave

Marketing
Internet
Comunidades
Community
Inbound
Virtuais
Credibilidade
Fonte
Virtual
Source
Credibility

Acesso

Acesso livre

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