Título
CEO sociability: path towards brand equity and brand relationship
Autor
Rondão, Pedro Miguel Lopes
Resumo
pt
O contexto empresarial destaca-se pela necessidade de informação, onde os stakeholders consideram imperativo garantir a transparência e mútuo entendimento. Surge o pedido contante de a transparência e aproximação partir do contexto interno da marca, justificando a sua essência e humanizando o seu valor na comunidade. Certas marcas têm introduzido a intervenção contínua do seu Diretor Executivo, funcionando como embaixador da marca e personificador das características desta, partindo de uma comunicação ativa e elevada sociabilidade, que age na construção de relação e acréscimo no valor intangível e percebido por stakeholders, atribuindo o destaque a consumidores. A evidência destes casos contrasta com o desenvolvimento académico neste tema, assumindo uma estatura ainda embrionária e para a qual esta investigação procura construir entendimento. Esta dissertação procura salientar as ligações entre conceitos, explorando a influência da Sociabilidade do CEO em Brand Equity e na relação entre marca e consumidor, visto que esta postura humana e extrovertida poderá implicar esses resultados. Suporte teórico e empírico é adotado, desenvolvendo entendimento do tema e do caráter exploratório garantido pelos métodos quantitativos e qualitativos usados (8 entrevistas e 356 questionários preenchidos). Os resultados mostram que a Sociabilidade do CEO, expressada através de Proximidade e Credibilidade, influencia significativamente Brand Equity e a Relação entre marca e consumidor. Além disso, o aspeto relacional influencia significativamente Brand Equity. Para Executivos, o seu papel no valor da marca parte da vontade de o CEO introduzir este cenário sociável, visto que beneficia a perceção do consumidor, onde o word-of-mouth sedimenta o posicionamento da marca.
en
The current business context is highlighted by the need for information. Moreover, stakeholder’s considerate that it is imperative to establish transparency and mutual understanding. A constant request that transparency and Approachability should come from the brand's internal environment, justifying its true essence while humanizing its value to the community. Here, certain brands have introduced the continuous intervention of their CEOs, acting as a brand ambassador and the embodiment of its characteristics. Leaders who now act on relationship building, benefit Brand Equity and stakeholders' brand perception over its intangible value. However, this evidence contrasts with the academic development around this topic, assuming an embryonic stage and for which this research seeks to build understanding. This dissertation seeks to highlight the links between concepts and explore the influence of CEO Sociability on Brand Equity. Additionally, examine the influence of Sociability on the relational aspect between brand and consumer, as this outgoing leadership posture may engender those outcomes. Theoretical and empirical support is adopted to facilitate the comprehension around this topic. The exploratory aspect is reviewed in the use of qualitative and quantitative methods (8 interviews and 356 questionnaire respondents). Results showed that Sociability, captured by means of Credibility and Approachability, assumes to significantly influence Brand Equity and Consumer-Brand Relationship. Moreover, the latter also significantly influences Brand Equity. For Executives, their role in brand's value stems from their willingness to introduce this sociable leadership, as it benefits consumer's brand perception, where word-of-mouth builds brand positioning and sustainability.