Título
O papel do bem-estar na optimização das práticas de formação e comunicação organizacional com vista a um clima de aprendizagem
Autor
Pinto, Ana Filipa Ramos
Resumo
pt
O Clima de Aprendizagem Organizacional é, simultaneamente, visto como resultado de
uma gestão eficaz das práticas de Recursos Humanos bem como de características
individuais. Tem vindo a ser associado ao Bem-Estar Subjectivo mas os processos que
envolve não estão ainda explorados. Tendo por base uma amostra de 853 indivíduos, o
presente estudo testa um modelo de mediação tomando as práticas de formação e de
comunicação da empresa como potenciais mediadores na relação entre o Bem-Estar
Subjectivo e percepção de existência de um Clima de Aprendizagem Organizacional
(CAO). Os resultados apontam para a existência de uma mediação parcial, assim
mostrando que as práticas de comunicação e de formação operam como elemento de
processo a considerar na aposta no Bem-Estar Subjectivo para promover um CAO.
en
Organizational learning climate (OLC) is, simultaneously, taken as a result of an
effective management of HR practices as well as individual characteristics. It has been
associated to the subjective well-being but underlying processes are yet to be known.
With a sample of 853 employees, the present study tests a mediated model taking
training practices and organizational communication practices as potential mediators of
the relation between subjective well-being and OLC. Results show a partial mediation
occurs thus highlighting that such HR practices operate as process elements that should
be taken into consideration when investing in subjective well-being with the purpose of
promoting an OLC.