Título
Companhia de seguros de assistência: Análise para implementação do Balanced Scorecard
Autor
Piedade, Orlando da Glória da Silva
Resumo
pt
Este trabalho é uma análise para implementação prática de uma ferramenta utilizando a metodologia Balanced Scorecard (BSC) na companhia de seguros de assistência – Inter Partner Assistance. Por um lado o autor faz uma análise do conceito, as suas potencialidades enquanto metodologia para a implementação da estratégia nas organizações e, por outro lado, analisa a companhia, as suas potencialidades e objectivos.
A sua implementação vai permitir que a companhia utilize não apenas indicadores da perspectiva económico-financeiros, mas também, outras informações ligadas a diferentes perspectivas para medir a performance, tais como: perspectiva de clientes, processos internos e de aprendizagem e crescimento. Estes elementos vão permitir ainda à companhia avaliar melhor a sua performance, sendo um importante instrumento de apoio para alcançar os objectivos definidos.
O desenvolvimento do presente trabalho assenta na revisão bibliográfica, uma breve análise ao estado actual da indústria seguradora com particular destaque para a vertente de seguros de assistência e as características particulares da própria companhia. Relativamente a esta última, as informações de suporte são: relatório anual de actividade, plano de acção, budgets e entrevistas aos órgãos de administração da companhia.
O principal resultado deste trabalho é a concepção de uma Framework para suportar a implementação da ferramenta baseada na metodologia BSC, capaz de aferir alinhamento estratégico, através da identificação e comunicação da estratégia, desenvolvimento de planos de acção que permita acompanhar, gerir e utilizar os dados para melhorar a performance da companhia.
en
This work is an analysis for practical implementation of a tool using the Balanced Scorecard (BSC) methodology in the insurance company for assistance - Inter Partner Assistance. On the one hand the author analyzes the BSC concept, its potential as a methodology to implement strategy within organizations and on the other hand, looks at the company, its capabilities and objectives.
Its implementation will allow the company to use not only the economic and financial indicators perspective but also other information related to different perspectives to measure performance, such as: customer perspective, internal processes and learning and growth. These elements will allow the company to better evaluate its performance and is an important support tool for achieving the objectives.
To develop the present work, the author draws upon literature review, a brief analysis of the current state of the insurance industry with particular emphasis on aspects of safe care, and the special features of the company itself. About the last one, the support information are: annual activity report, action plan, budgets and interviews to the managers of the company.
The main result of this work is to design a framework to support the implementation of the BSC methodology based tool, able to check strategic alignment, through the identification and communication strategy, develop action plans which would monitor, manage and use data to improve company performance.