Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

Aplicação da metodologia balanced scorecard numa escola básica do ensino público

Autor
Silva, Jorge Francisco Vaz da
Resumo
pt
Nos últimos anos, assistiu-se a um aumento no interesse, por parte da sociedade, na avaliação do desempenho das organizações em vários sectores e em especial no sector público, devido à sua crescente visibilidade social e política. O sector de ensino, nomeadamente a escola pública não fica fora deste interesse, designadamente para as diversas partes interessadas directamente na escola pública e a sociedade em geral. Assim, é neste sentido que é desenvolvida a presente dissertação, cujo objectivo é a aplicação da metodologia Balanced ScoreCard, numa organização do sector público, especificamente numa escola básica do ensino público. Com base nesta dissertação ambiciona-se a concepção do alinhamento estratégico da organização como alavanca para a evolução e mudança em termos da gestão baseado no instrumento de medição e controlo que é o Balanced ScoreCard. Como sustentação a este trabalho foi realizada a revisão da literatura, a qual aborda o alinhamento estratégico, o Balanced Scorecard e as suas especificações na aplicação ao sector público. Também é indicada num capítulo próprio, a metodologia usada para a aplicação do estudo de caso. Na aplicação do estudo de caso, foram realizadas entrevistas e recolha de informação necessária à aplicação do Balanced Scorecard no objecto de estudo que termina com a elaboração do Mapa Estratégico Integrado e Consolidado que apresenta as perspectivas, os objectivos, os indicadores, as metas e as iniciativas. Por fim, são enunciadas as conclusões sobre o estudo e apresentados os vários anexos que dão suporte a todo o trabalho realizado.
en
In recent years, there has been an increased interest, on the part of society, in assessing the performance of organizations in various sectors, especially in the public sector, due to its increasing social and political visibility. The education sector, namely the public school, is not an exception, particularly to the ones who are directly interested in public schools and society in general. Thus, it is in this sense that this thesis is developed. A thesis that intends to implement the Balanced Scorecard methodology in a public sector organization, specifically an elementary public school. Based on this thesis, we aim to design the strategic alignment of the organization as a lever for development and change in terms of management, using the tool of measurement and control, which is the Balanced Scorecard. To support this work, we reviewed the literature that approaches strategic alignment, the Balanced Scorecard and its specification in the public sector implementation. We also show in a specific chapter, the methodology used to carry out the case study. In applying the case study, interviews were conducted and the necessary information collected, in order to implement the Balanced Scorecard in the subject in study, ending with the preparation of the Consolidated and Integrated Strategic Map that shows the outlook, objectives, indicators, targets and initiatives. Finally, we listed the conclusions on the study and presented the various annexes that support all the work done.

Data

05-nov-2013

Palavras-chave

Escola
Strategic alignment
Indicadores
Indicators
Alinhamento estratégico
Métricas
Metrics
Medição e monitorização
Measurement and monitoring
Balanced Scorecard --
Setor público -- Public sector
Atividade escolar -- School activity

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo