Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Developing an internationalization strategy for Altis hotels: The analysis of an opportunity in Angola

Autor
Mota, Catarina Gonçalves Garcia Gomes
Resumo
pt
A indústria do turismo, seja por um propósito de lazer, negócios ou outro, tem sido alvo de uma intensa alteração não só ao nível do aparecimento de uma nova oferta (mais informal) e da internet como uma ferramenta que permite uma promoção cost-efficient e um conhecimento mais rápido de pequenos negócios, mas também ao nível do aumento da procura sobretudo motivado pela globalização. Por isso, novos drivers para competir e principalmente para crescer tornaram-se mais relevantes, como estratégias de diferenciação e iniciativas cost-efficient. Este projecto aplicado é focado na estratégia de internacionalização na indústria hoteleira de uma empresa familiar portuguesa, Altis Hotels, que actualmente não tem actividades fora de Portugal. O processo de internacionalização está posicionado como um instrumento para expandir as vendas da empresa e ao mesmo tempo ser uma plataforma de experiência para uma mais ampla estratégia de internacionalização do grupo. O projecto aplicado visa analisar as operações actuais do Grupo, mas especialmente do Altis Prime, o conceito (aparthotel direccionado para estadias de longa duração) a implementar em Luanda, capital de Angola. Igualmente tem como objectivo realçar o ambiente actual de Angola e em particular a indústria hoteleira, que se encontra numa fase de crescimento. Finalmente, os recursos tangíveis e intangíveis necessários para o processo de internacionalização são identificados bem como a estratégia recomendada. O objectivo deste projecto aplicado é servir de instrumento de análise sobretudo para o Altis Hotels e também para outros intervenientes na indústria de modo a compreenderem a importância, benefícios, obstáculos e riscos de um processo de internacionalização.
en
The tourism industry, under a leisure, business or other purpose, has been subject to an intensive change not only regarding the appearance of a new type of offer (more informal) and the internet as a tool to enable a cost efficient marketing and awareness of small businesses, but also on the demand side which increased mostly due to globalization. Thus, new drivers to compete and especially to grow in this market became more relevant, such as differentiation strategies and cost-efficient initiatives. This applied project is focused on an internationalization strategy in the hospitality sector of a family-owned Portuguese company, Altis Hotels, which doesn‟t have operations across borders, to a new market, Angola. The internationalization process is positioned as an instrument to expand the company‟s sales and this first international step can be used as a learning platform for a wider internationalization strategy of the Group in the future. The applied project aims to analyze the Group‟s current operations, especially Altis Prime, the concept (aparthotel, targeting long-stays) intended to implement in Luanda, Angola‟s capital. Also, it intends to highlight Angola‟s current environment and in particularly the hospitality sector, which is in a growth stage. Finally, the tangible and intangible resources required for the internationalization process are identified as well as the recommended strategy to pursue. The purpose of this applied project is to be an anlytical tool mostly for Altis Hotels and also for other players in this industry, in order to understand the strategic importance, benefits, obstacles and risks of an internationalization process.

Data

14-mar-2014

Palavras-chave

Internacionalização
Strategy
Differentiation
Internationalization
Hospitality
Hotelaria
Estratégia e diferenciação

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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