Título
Caso Drill: Um MEIO para atingir um FIM
Autor
Laranjeira, Pedro Quaresma Rodrigues Inness
Resumo
pt
A proposta deste caso pedagógico é proceder à definição e operacionalização da estratégia de meios a utilizar pelo Drill Pastilhas, no âmbito do plano de comunicação da marca para 2010.
Intitulado “CASO Drill - Um MEIO para atingir um FIM”, visa a aplicação dos conhecimentos apreendidos na temática do planeamento de meios em ambiente de estudo, a uma situação autêntica no panorama empresarial.
A metodologia pedagógica utilizada assenta na formulação de um caso de estudo, semelhante a uma situação real e respectiva apresentação da solução proposta, com recurso a uma lógica sequencial de pergunta/resposta, tendo por base a pesquisa teórica, realizada conforme o conjunto de referências bibliográficas citadas.
O estudo percorreu as abordagens do marketing e comunicação, bem como as formulações estratégicas voltadas para a publicidade em geral e para o planeamento de meios em particular.
Este estudo destina-se, pela sua resolução, a alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Superior, nas disciplinas relacionadas com a temática do Marketing, das Marcas, da Comunicação, ou especificamente da Publicidade. Quanto à sua aplicação, deverá representar uma base de suporte a acrescer aos conteúdos programáticos leccionados pelos professores.
No final deste caso, deverão responder de modo satisfatório aos objectivos pedagógicos propostos, ditando pela sua concretização, a aquisição de metodologias e instrumentos de tomada de decisão, que orientam a definição de uma Estratégia de Meios para qualquer empresa, em qualquer mercado.
en
The purpose of this academic case is to design and operationalize the media strategy, under the communication plan for Drill Pastilhas, for 2010.
“Drill Case – A WAY to an END” has the objective to apply what was learnt in media planning course, with a similar real situation in the business world.
The methodology is a case study in a question/answer basis, based on theoretical bibliography.
The study was mainly based on marketing and communication issues, but also to strategy linked to publicity and media planning in particular.
The target of the study is undergraduate and master students, to courses like Marketing, Brand Management, Communication or Advertisement. It will support the contents provided by Professors.
The final objective of this study is to acquire methodologies and tools in order to successfully develop a media strategy to any company, in any market.