Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Análise do processo de concentração da rede de distribuição FIAT na Península Ibérica no período 2000-2010

Autor
Silva, António Carreira da
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objectivo analisar o Processo de Concentração da Rede de Distribuição FIAT na Península Ibérica no período 2000-2010 Decorrente daquele objectivo procura-se também identificar se o fenómeno identificado nas redes de distribuição FIAT, na península ibérica, se desenvolveu no mesmo “timing”. Dadas as profundas alterações que se têm feito sentir no sector nos últimos anos, decorrentes de alterações de mercado e/ou alterações legislativas da EU, com os sucessivos Regulamentos de “Block Exemption”, até chegarmos ao Regulamento 461 de 27 de Maio de 2010, procuram-se também identificar tendências de futuro. Este trabalho, baseado na literatura disponível sobre o tema, no estudo do caso Fiat, em questionários com especialistas do sector, permitiu concluir que as alterações legislativas a nível da Comunidade Europeia em conjunto com modificações de mercado propiciaram alterações de fundo na distribuição automóvel, que variando de pais para pais, se podem resumir num aumento da concentração da distribuição em grandes grupos e em uma diminuição do número de concessionários independentes. No caso da marca Fiat, em Portugal e Espanha, esse fenómeno também se verificou embora com “timings” diferenciados.
en
The present study has as objective analyse the FIAT Dealers Network Concentration Process in Iberian Peninsula in period 2000-2010 The study tries to identify if the phenomenon identified as developed with the same timings in Portugal and Spain. Given the profound changes felt within the automotive distribution sector in recent years, as consequence of market changes and/or EU law changes, with the various Block Exemption Regulations, until the Regulation 461 of 27th May 2010, we try to identify future tendencies. This study, based in the literature available about the topic, in FIAT case, in questionnaires answered by sector specialists, allowed us to conclude that the law modifications of EU, together with market changes, induced profound changes in the automotive distribution, that differing from country to country, can be resumed in a increase of concentration of automotive distribution in big automotive retail Groups and a reduction of independent retailers. In the case of FIAT make, In Portugal and Spain that phenomenon it is also true, but with different timings.

Data

29-jul-2011

Palavras-chave

Concentração
Concentration
Distribuição automóvel
Grupos Automobilísticos
Automotive Retail
Automotive Retail Groups

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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