Título
Análise do processo de concentração da rede de distribuição FIAT na Península Ibérica no período 2000-2010
Autor
Silva, António Carreira da
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objectivo analisar o Processo de Concentração da Rede
de Distribuição FIAT na Península Ibérica no período 2000-2010
Decorrente daquele objectivo procura-se também identificar se o fenómeno identificado
nas redes de distribuição FIAT, na península ibérica, se desenvolveu no mesmo
“timing”.
Dadas as profundas alterações que se têm feito sentir no sector nos últimos anos,
decorrentes de alterações de mercado e/ou alterações legislativas da EU, com os
sucessivos Regulamentos de “Block Exemption”, até chegarmos ao Regulamento 461
de 27 de Maio de 2010, procuram-se também identificar tendências de futuro.
Este trabalho, baseado na literatura disponível sobre o tema, no estudo do caso Fiat, em
questionários com especialistas do sector, permitiu concluir que as alterações
legislativas a nível da Comunidade Europeia em conjunto com modificações de
mercado propiciaram alterações de fundo na distribuição automóvel, que variando de
pais para pais, se podem resumir num aumento da concentração da distribuição em
grandes grupos e em uma diminuição do número de concessionários independentes.
No caso da marca Fiat, em Portugal e Espanha, esse fenómeno também se verificou
embora com “timings” diferenciados.
en
The present study has as objective analyse the FIAT Dealers Network Concentration
Process in Iberian Peninsula in period 2000-2010
The study tries to identify if the phenomenon identified as developed with the same
timings in Portugal and Spain.
Given the profound changes felt within the automotive distribution sector in recent
years, as consequence of market changes and/or EU law changes, with the various
Block Exemption Regulations, until the Regulation 461 of 27th May 2010, we try to
identify future tendencies.
This study, based in the literature available about the topic, in FIAT case, in
questionnaires answered by sector specialists, allowed us to conclude that the law
modifications of EU, together with market changes, induced profound changes in the
automotive distribution, that differing from country to country, can be resumed in a
increase of concentration of automotive distribution in big automotive retail Groups and
a reduction of independent retailers.
In the case of FIAT make, In Portugal and Spain that phenomenon it is also true, but
with different timings.