Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

A relação entre os feriados nacionais e o comportamento dos colaboradores na Administração Pública local: um estudo de caso

Autor
Sobreiro, Mariana Teodoro
Resumo
pt
Cada vez mais existe uma dificuldade em conjugar a vida pessoal e profissional uma vez que, a maioria, trabalha 7 ou 8 horas diariamente e, por vezes, focam a sua concentração em atividades do não trabalho. Surge, assim, a necessidade de compreender os impactos dos feriados nos comportamentos dos colaboradores. Sendo assim, realizou-se um estudo de caso para perceber os principais impactos dos comportamentos desviantes em semanas com feriados. Os resultados apresentados no estudo foram obtidos através da aplicação de questionários aos colaboradores de uma organização pública, assim como, de observação direta não participante a uma equipa. Através da revisão de literatura foram levantadas 5 hipóteses, e posteriormente suportadas, obtendo os principais motivos para os comportamentos desviantes nesta altura específica. Outro objetivo é perceber o tempo utilizado pelos colaboradores em assuntos do não trabalho, em média, os indivíduos investem cerca de 74 minutos em vésperas de feriado e 72 minutos nos dias seguintes, comparando com um dia normal onde é de 69 minutos. Tornou-se, também, necessário perceber quais as atividades com mais impacto nas médias obtidas. Relativamente às hipóteses suportadas pela literatura, existem opiniões diferenciadas, em alguns tópicos, principalmente entre as chefias e os colaboradores. Por último, foram discutidos os resultados obtidos com a revisão de literatura, as implicações futuras que o presente estudo tem na gestão de pessoas, as limitações e as possibilidades de estudos futuros.
en
Nowadays it is really hard to balance personal and professional life for the reason that employees spend 7 to 8 hours at daily work and tend to focus their attention on non-work activities. Thus, the goal of the present study is to understand the impact of the bank holidays at the employees behavior, comparing then the behaviors with a normal week of work. Thus, a case study was conducted to understand the main reasons for deviant behavior in weeks with holidays. As such, the presented results were obtained with the application of questionnaires to the individuals of a public organization, as well as, of direct non-participant observation to a team. Through these methods, and with the literature presented, the 5 hypotheses related to 5 variables were raised and supported, obtaining the main reasons that lead employees to engage in counterproductive work behavior and the opinion of managers on their own employees at the specific day. Another goal of the study was to realize the time wasted by employees on non-work activities. With that being said, on average, individuals invest about 74 minutes on holiday eve in counterproductive behaviors and 72 minutes on the following days, compared to a normal day where it is 69 minutes. It became necessary to understand which activities had the most impact on the averages obtained, being the morning breaks. Regarding the hypotheses supported by the literature, there are different opinions between managers and employees. Finally, is presented a discussion of the results obtained with the existing literature, as well as the implications in human resources management, the limitations of the study and the possibilities of future studies.

Data

06-jun-2018

Palavras-chave

Administração Pública
Engagement
Comportamento organizacional
Recursos humanos
Estudo de casos
Atitude
Concentration
Relação trabalho-família
Dia feriado
Family-work conflict
Counter productive behavior
Job control

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo