Título
Novos modelos de negócios: O caso do Tecnobrega e do AfroReggee
Autor
Brant, Milena
Resumo
pt
O objetivo do presente trabalho é entender o desenvolvimento do empreendedorismo social no Brasil como geração de novos modelos de negócios baseados na informalidade que possui em seu cerne a mudança da realidade social e econômica local.
A motivação desse trabalho baseia-se no fato de haver, no Brasil, atividades empreendedoras que surgem com propósitos sociais para resolver uma situação de pobreza e/ou violência local principalmente nos locais periféricos de grandes cidades. São novos modelos de negócios abertos com perspectivas de inserção cultural e cidadã que podem decorrer de ações de empreendedorismo social.
Pretendemos também elucidar como esses novos modelos de negócios estão organizados, a contribuição que geram para as comunidades, as vantagens e desvantagens da presença dessas organizações em um contexto local e, em segundo momento, em um contexto mais amplo, que reflete na sociedade em que vivemos.
O trabalho foi desenvolvido através de estudo de casos, o Afroreggae e o Tecnobrega, duas manifestações em diferentes regiões brasileiras mas com características empreendedoras similares que cumprem objetivos e motivações ímpares. Esses negócios de desenvolveram isentos de planejamento estabelecido através de um modelo de negócio aberto. Veremos que esse negócio decorreu por força da falta de oportunidade de uma maioria desprivilegiada na classe social característica a países sub ou em desenvolvimento como é o caso do Brasil.
Consideramos importante conceituar, para melhor condução do tema e construção do conhecimento, a figura do empreendedor, suas características, habilidades, necessidades e papel na sociedade, bem como do que vem a ser empreendedorismo, empreendedorismo social e as discussões teóricas.
Os dados apresentados são, sobretudo, um instrumento de novos modelos de negócio e de realidade social.
en
The purpose of this study is to understand the development of social entrepreneurship in Brazil as a new generation of business models based on informality that has at its core the change of the local social reality.
The motivation of this study is based on knowledge that we´ll get on entrepreneurial activities that changes social reality to solve poverty and violence, especially in peripheral locations of major cities in Brazil. New business models, based on social entrepreneurship, lead to cultural inclusion.
We also intend to understand how these new business models are organized, the contribution for communities where it take place, advantages and drawbacks and also to understand their larger context, which reflects in the society.
The study was conducted through multiple case studies - Tecnobrega and Afroreggae - that happens in different Brazilian regions, but with similar entrepreneurial characteristics that meet unique goals and motivations. These businesses have developed free set of planning through an open business model.
We consider important to conceptualize the figure of the entrepreneur, characteristics, abilities and role in society.