Título
Política de treinamento com base em definição de competências a partir do método de dominância cerebral: Estudo em usina termelétrica de Manaus
Autor
Gomes, Paulo Cesar Rocha
Resumo
pt
O tema da dissertação versa a política de treinamento com base em definição de competências a partir do método de Dominância Cerebral, desenvolvendo-se o estudo em usina termelétrica no estado do Amazonas.
Tem como objectivo principal apontar um modelo de definição de competências baseado no Método da Dominância Cerebral para adequação à política de treinamentos de uma usina termelétrica no estado do Amazonas.
Em termos de método optou-se pela pesquisa de campo, através de um estudo que visou promover a interpretação de como a utilização de metodologias apropriadas pode servir para a definição de competências necessárias às diversas atribuições de cargos, distribuídas pelos diversos departamentos que compõem uma empresa. Nesse contexto, a pesquisa foi aplicada através de questionários fechados, a um total de 26 colaboradores.
Esta pesquisa permitiu aos gestores das equipes envolvidas no estudo, um melhor conhecimento de suas respectivas equipes, bem como das preferências, comportamentos e características de forma particularizada que implicam na definição do perfil de competências para cada cargo ou departamento específico. metodologia aplicada. Os resultados advindos deste estudo servirão de suporte ao gerente na definição dessas competências, buscando a médio prazo concentrar as ações da política de treinamentos da empresa para buscar uma sintonia em relação aos perfis delineados.
en
Training policies with base on definition of competences starting from the method of Cerebral Dominance: study in a power plant in Amazonas State.
To point a model of definition of competences based on the Methods of Cerebral Dominance for adaptation to the policies of trainings of a power plant in Amazonas State.
The chosen methodology was field research. The study focused on interpreting the usage of appropriate methodologies for defining the necessary competences for several positions within the companies departments. In that context, the research was applied through closed questionnaires to a total of 26 collaborators.
The research allowed managers to have a better knowledge on their respective teams, specifically their preferences and behaviors. Management also gathered particular characteristics that are help define the competence profiles for each specific position in each department. The results of this study will support managers in the definition of those competences. In medium-term, they will help the company to align the applied training policy to the delineated profiles.