Teses e dissertações

Mestrado
Economia Social e Solidária
Título

Análise da implementação de um plano de treino de competências parentais em pais com filhos institucionalizados: estudo de caso do centro de acolhimento temporário: casa da Palmeira da Associação Luís Pereira da Mota

Autor
Lima, Ana Paula Carvalho de
Resumo
pt
A partir da análise do estudo de caso a um programa de treino de competências parentais, a pais com filhos institucionalizados num centro de acolhimento temporário, pretende-se obter respostas às dificuldades da parentalidade em famílias carenciadas, através da aplicação de programas de competências parentais. Nesta análise do programa desenvolvido no Centro de Acolhimento Temporário Casa da Palmeira da ALPM, no âmbito do plano Sere+, cujo objetivo centra-se na articulação com os pais e na melhoria das suas competências enquanto progenitores. Foi aplicada uma metodologia quantitativa longitudinal e descritiva, na medida em que foi possível a construção do plano de competências parentais, a aplicação e avaliação. Os resultados do programa não são significativamente positivos. Apresentam dificuldades das famílias para a sua restruturação na parentalidade e alguns constrangimentos dos profissionais na aplicação do programa por falta de foco social, por vezes dificuldade na diferenciação do tipo de intervenção a desenvolver, ou seja, falta de clareza na intervenção. Conclui-se que os programas de competências parentais, embora com alguns resultados positivos, demonstram ser vulneráveis na estrutura, aplicação e avaliação, necessitando por isso de serem repensados. É importante levantar as questões da qualificação, supervisão e desvirtualização sociopolítica dos técnicos. Pede-se clareza concetual; ao nível do quadro legislativo no que respeita à matéria de infância e juventude; medidas de apoio à família e na forma de aplicação pelos profissionais.
en
From the case study analysis of a training program parenting skills, parents with children institutionalized in a temporary shelter center, we intend to get answers to the difficulties of parenting in disadvantaged families through the application of parenting skills programs. This analysis program carried at the Centre for Temporary Shelter House Palm of ALPM under the Sere plan +, whose goal focuses on collaboration with parents and improving their skills as parents, it was applied a longitudinal descriptive and quantitative methodology insofar as it was possible to build up the parenting skills, implementation and evaluation. The program results are not significantly positive. They show difficulties for the families in the parenthood restructuring and some constraints of professionals in implementing the program for lack of social focus, sometimes difficulty in differentiating the type of intervention to develop, ie, lack of clarity in intervention. It is concluded that the parenting skills programs, though with some positive results, proving to be vulnerable in the structure, implementation and evaluation, thus necessitating to be rethought. It is important to raise the issues of qualification, supervision and socio-political defocus technicians. Conceptual asks if the legislative framework with regard to matters of childhood and youth, measures to support the family and in the application form by professional level clarity.

Data

27-abr-2015

Palavras-chave

Competências parentais
Famílias carenciadas
Políticas de apoio à família
Intervenção dos profissionais
Parenting skills
Disadvantaged families
Policies to support families
Professional intervention

Acesso

Acesso livre

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