Título
pRó.paRental: Construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
Autor
Camilo, Cláudia Sofia Dinis
Resumo
pt
A intervenção com famílias em situação de carência socio-económica constitui um
desafio para os agentes sociais, na medida em que a situação de carência é muitas vezes
acompanhada de outros factores stressores que colocam estas famílias em situações de
vulnerabilidade social, com riscos para o bem-estar dos seus membros, nomeadamente dos
menores a cargo. A negligência parental aparece assim muitas vezes associada à escassez
de recursos económicos das famílias, fundamentando assim a necessidade de intervenções
que a par do suporte socio-económico por parte do Estado, potenciem as competências
destas famílias, capacitando-as a desempenhar eficazmente as suas funções parentais.
O presente estudo teve por objectivo construir, implementar e avaliar um programa
de formação parental, designado pRó.paRental, aplicado em contexto domiciliário durante
oito sessões, com o fim de promover o desenvolvimento de competências parentais e de
diminuir práticas negligentes para com os seus filhos menores. As metodologias deste
programa são dinâmicas e activas, assentes na experimentação em contexto real, através de
tarefas semanais que coloquem em prática as aprendizagens efectuadas.
O programa pRó.paRental foi implementado no âmbito dos serviços locais de
acompanhamento de famílias do Rendimento Social de Inserção e Acção Social, junto de
quatro famílias em situação de carência socio-económica. O desenho da investigação inclui
um grupo de controlo e um grupo experimental, ambos avaliados antes do programa e o
último após o programa, recorrendo a metodologias de avaliação quantitativas e
qualitativas. Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo na maioria
das competências parentais trabalhadas.
en
Intervention with families in socioeconomic distress is a challenge to social
workers, to the extent that this impoverishment is often associated with other stressors that
put these families in situations of socially vulnerability, endangering the well-being of its
members, in particular their children. Child neglect appears often associated with lack of
economic resources of families, substantiating the need for interventions that combined
with the socio-economic support of the government, enhance the skills of these families
and empower them to effectively perform their parental functions,.
This study aimed to develop, implement and evaluate a parent training program,
named pRó.paRental, delivered in home contexts throughout eight sessions, in order to
promote the development of parental skills and to reduce negligent practices towards their
children. The methods of this program are active and dynamic, based on experimentation
in a real context through weekly assignments that put into practice the learning
acquisitions.
The pRó.paRental program was implemented within the local services that follow
the families of the Rendimento Social de Inserção and Acção Social, with four families
with socio-economic needs. The research design included a control and an experimental
group both evaluated before the program end the latter also after the program thought both
quantitative and qualitative evaluation methodologies. Results indicate that the program
had a positive impact over the majority of the targeted parental skills.