Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

pRó.paRental: Construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental

Autor
Camilo, Cláudia Sofia Dinis
Resumo
pt
A intervenção com famílias em situação de carência socio-económica constitui um desafio para os agentes sociais, na medida em que a situação de carência é muitas vezes acompanhada de outros factores stressores que colocam estas famílias em situações de vulnerabilidade social, com riscos para o bem-estar dos seus membros, nomeadamente dos menores a cargo. A negligência parental aparece assim muitas vezes associada à escassez de recursos económicos das famílias, fundamentando assim a necessidade de intervenções que a par do suporte socio-económico por parte do Estado, potenciem as competências destas famílias, capacitando-as a desempenhar eficazmente as suas funções parentais. O presente estudo teve por objectivo construir, implementar e avaliar um programa de formação parental, designado pRó.paRental, aplicado em contexto domiciliário durante oito sessões, com o fim de promover o desenvolvimento de competências parentais e de diminuir práticas negligentes para com os seus filhos menores. As metodologias deste programa são dinâmicas e activas, assentes na experimentação em contexto real, através de tarefas semanais que coloquem em prática as aprendizagens efectuadas. O programa pRó.paRental foi implementado no âmbito dos serviços locais de acompanhamento de famílias do Rendimento Social de Inserção e Acção Social, junto de quatro famílias em situação de carência socio-económica. O desenho da investigação inclui um grupo de controlo e um grupo experimental, ambos avaliados antes do programa e o último após o programa, recorrendo a metodologias de avaliação quantitativas e qualitativas. Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo na maioria das competências parentais trabalhadas.
en
Intervention with families in socioeconomic distress is a challenge to social workers, to the extent that this impoverishment is often associated with other stressors that put these families in situations of socially vulnerability, endangering the well-being of its members, in particular their children. Child neglect appears often associated with lack of economic resources of families, substantiating the need for interventions that combined with the socio-economic support of the government, enhance the skills of these families and empower them to effectively perform their parental functions,. This study aimed to develop, implement and evaluate a parent training program, named pRó.paRental, delivered in home contexts throughout eight sessions, in order to promote the development of parental skills and to reduce negligent practices towards their children. The methods of this program are active and dynamic, based on experimentation in a real context through weekly assignments that put into practice the learning acquisitions. The pRó.paRental program was implemented within the local services that follow the families of the Rendimento Social de Inserção and Acção Social, with four families with socio-economic needs. The research design included a control and an experimental group both evaluated before the program end the latter also after the program thought both quantitative and qualitative evaluation methodologies. Results indicate that the program had a positive impact over the majority of the targeted parental skills.

Data

02-nov-2012

Palavras-chave

Competências parentais
Parenting skills
Famílias em risco
Negligência parental
Formação parental
Parental neglect
At-risk families
Parental training

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo