Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

O impacto da aplicação do e-commerce num website: O caso da Samsung Electrónica Portuguesa

Autor
Bhanji, Honey Jaiantilal
Resumo
pt
O objectivo central deste Projecto consiste na avaliação da aceitação de uma plataforma colaborativa de e-commerce no website da Samsung Electrónica Portuguesa. Deste modo, torna-se objecto de estudo a contribuição da Internet num contexto de compra virtual de produtos tecnológicos, mais concretamente, de telemóveis. Tornou-se relevante compreender que esta forma de comercialização permitirá melhorar a quantidade e qualidade de informação ao nível do marketing dos telemóveis e incrementar o Costumer Relationship Management. Para tal, procurou-se sustentar o Projecto num modelo integrador das variáveis relevantes para este tipo de compras. No que respeita à metodologia, esta complementa-se em duas fases, passando por um processo qualitativo – que conta com a colaboração das entrevistas do Director de Marketing e da Online Marketeer da empresa Samsung - e uma abordagem quantitativa em que participaram 215 indivíduos. A população-alvo é membro utilizador de Internet, o único meio recorrido para a distribuição do questionário, e residente em Portugal. Os inquiridos foram seleccionados utilizando o método de amostragem por conveniência. Posteriormente recorreu-se a técnicas estatísticas para análise dos resultados quantitativos obtidos, nomeadamente, análise descritiva e a sua relação com o Projecto. Numa segunda fase, suportou-se a análise descritiva com a elaboração de testes de hipótese. As conclusões foram elaboradas com base nos resultados obtidos e estas sintetizam que a actividade mais realizada pelo cybernauta na Internet é a procura de informação acerca de produtos/serviços. As informações sobre telemóveis com maior relevância são as características dos produtos, seguindo-se as informações de preço. Maioritariamente, as informações são pesquisadas na Internet (nomeadamente, no site do retalhista) e na loja. Os inquiridos demonstram ainda satisfação com o actual website da Samsung, e quem recorreria ao mesmo para realizar a efectiva compra, recomendá-lo-ia.
en
The main objective of this Project is to study the acceptance of a collaborative e-commerce platform, more specifically, the Samsung Electrónica Portuguesa’s website evaluation. Thus, the focus of this study lies in the contribution of the Internet in a virtual buying process of electronic products. This Project will be focused on studying this contribution in the case of mobile phones. As a consequence of this process, this selling type helps to improve the quantitative and qualitative information of mobile devices marketing level, and increase Customer Relationship Management. In doing so, we based the Project on an integrative framework of the relevant variables for e-virtual purchases. The methodology section of this Project is complemented by two phases, passing through a qualitative – which count with the collaboration of Marketing Director and Online Marketeer of Samsung - and then quantitative approach which counted with the participation of 215 people. The target is internet users that live in Portugal and this is the chosen channel that we have selected to distribute the questionnaire. Technical statistics were used in order to deliberate the quantitative results obtained, namely, descriptive analysis and its relevance to the Project. Thereafter we were able to test the hypothesis presented. The conclusions were done based on the results acquired and summarize that the most performed activity by surfers on the Internet is searching information about products and services. The information about mobile phones with greater relevance is the characteristics of products, followed by the pricing information. Mostly, the information is researched on the Internet (particularly, at the retailer’s website) and in store. The respondents show satisfaction with the current Samsung website, and the ones who proceed with purchase would recommend it.

Data

26-jul-2011

Palavras-chave

Processo de decisão de compra
Plataforma online
decision making process
online website platform
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Comércio eletrónico -- E-commerce

Acesso

Acesso livre

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