Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

A internet como variável de comunicação no universo político eleitoral: uma abordagem seguindo uma óptica relacional

Autor
Xavier, André Miguel de Almeida
Resumo
pt
Esta dissertação tem por objectivo realizar uma reflexão crítica sobre a possibilidade de utilização do Marketing Relacional no Marketing Político através da utilização da Internet pela sociedade civil. O Marketing Político alberga orientações estratégicas do Marketing Comercial, destacando-se, entre elas, o Marketing Relacional. Nesta visão de marketing julga-se necessário procurar a formação de vínculos entre as empresas e os clientes, tendo em vista uma maior interacção e fidelização. Nesta pesquisa descritiva, procurou-se entender as relações existentes entre os eleitores e os seus representantes políticos através de questionários com eleitores. Pretendeu-se também saber qual a visão de profissionais de diversas áreas sobre a utilização do Marketing Relacional e da Internet como ferramenta de comunicação na política, analisando-se, ainda, as páginas políticas de Internet dos principais organismos políticos, de forma a perceber como é que diversas ferramentas da Internet podem aproximar a classe política do eleitorado. As pesquisas utilizaram questionários via Internet. Quer pelos entrevistados, quer pelos inquiridos, conclui-se haver um grande interesse na utilização do Marketing Relacional para melhorar o contacto entre esses públicos. Discutiu-se, também, a importância de uma maior interacção entre os políticos e eleitores e de uma amplificação do debate democrático, permitida pelas novas possibilidades de comunicação, como Websites, Blogues e Redes Sociais. Concluiu-se que o relacionamento entre os eleitores e os seus representantes é superficial e que os eleitores querem estreitar os vínculos com os seus políticos, sendo o Marketing Relacional uma estratégia adequada nesse sentido com a Internet a deter um papel crucial.
en
The goal of this lecture is to make a critical reflection about the use by the civil society of Relationship Marketing in Political Marketing through the internet. Political Marketing contains on itself the strategic orientations of Mainstream Marketing, with special prominence of Relationship Marketing. According to this perspective, it was considered necessary to search for the creation of links between companies and clients to get a greater interaction and faithfulness. At this descriptive research we tried to understand the relationships between voters and their political representatives through questionnaires directed toward voters. The research also pointed to the opinions of professionals about the use of Relationship Marketing and the Internet as communication tools in politics. The political websites of the main political organizations were also analyzed in order to understand how the internet tools may approach politicians to citizens. In both research, questionnaires were sent by internet. The main opinion pointed to the use of Relationship Marketing to improve contacts between politicians and citizens. It was also discussed the importance of interaction between politicians and voters and the amplification of the democratic debate that is allowed by the new communication facilities, like websites, blogs, and social networks. The study concludes that relationship between electors and their representatives is superficial and also that voters want to narrow links with their politicians, being the Relationship Marketing an adequate strategy to that goal, Internet having a very important role in it.

Data

22-fev-2012

Palavras-chave

Marketing
Internet
Interaction
Relationship
interacção
Político
Relacional

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo