Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

As indústrias culturais e criativas como plataforma de inovação social : criação de uma marca

Autor
Moutinho, Sandra Nogueira
Resumo
pt
Este projecto desenvolve uma marca para uma iniciativa nova que actuará como facilitadora na zona de interface entre jovens criativos e indústrias culturais e criativas. São definidos os fundamentos estratégicos da marca, assim como elementos da expressão e aplicações da marca. Pretende-se construir uma marca capaz de orientar a estratégia da organização. É discutido o valor e a relevância das indústrias culturais e criativas para a economia do conhecimento, salientando as implicações para a definição do papel dos jovens criativos na sociedade actual, questão que se estrutura em três eixos: as expectativas do sector, e do mercado em geral, em relação ao desempenho dos novos criativos, designadamente no que respeita à sua capacidade para articular diferentes competências e aportar inovação ao sector; em segundo lugar, a gestão da criatividade, ou seja, articular imaginação e processo criativo para a aplicabilidade dos produtos e, também, a, cada vez mais actual, questão dos graus de liberdade aceites para a criatividade e importância de condições favoráveis à produção criativa; finalmente, a relação dos jovens criativos com a indústria é, ainda, influenciada pelas suas percepções e atitudes sobre o sector, que condicionam os seus percursos de aprendizagem, especialização e opções profissionais. A marca desenvolvida tem três âncoras estratégicas: (1) a metodologia utilizada pelos designers para resolver situações complexas, “design thinking”, (2) foco sobre a inovação social; (3) participação colaborativa, co-geração de produtos e redes sociais. Traduz-se numa plataforma colaborativa onde a inovação social é instrumento para desenvolver capacidades e aplicar o talento em situações reais.
en
The Project creates a brand for a new enterprise that aims at operating as a facilitator between the fresh creative youngsters and their future professional activity in the Cultural and Creative Industries. The strategic foundations for the brand are thoroughly developed, along with the definition of visual expression elements and some brand applications. The chosen branding method aims at serving a brand-led organization. The concept and value attributed to the Cultural and Creative Industries is discussed, highlighting its implications towards a clearer notion of the young creatives’ role within the knowledge economy. The Project acknowledges the influence of three key areas: society in general and the industry has expectations about these young people – could they manage the right combination of skills and will their creative strike bring about innovation to the industry?; the management of creativity and usability factors, and the relevance of conducive creative environments; finally, the perceptions that the youngsters hold about the industry will mark their learning and professional experiences. The new brand is anchored upon three strategic factors: (1) design thinking, the methodology designers use for tackling difficult problems; social innovation as a market; (3) collaborative participation, co-generation of products, and social networks. It is a collaborative platform where social innovation is used as a tool for developing skills whilst practicing in a real scenario.

Data

21-fev-2012

Palavras-chave

Culturais
Cultural
Jovens
Inovação
Innovation
Social
Design
Marca
Branding
Indústrias
Criativas
Criativos
Creative
Industries

Acesso

Acesso livre

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