Título
Inovação e mudança na banca Portuguesa: Marcas comerciais como indicador empresarial e sectorial
Autor
Lameiras, Márcio André Dias
Resumo
pt
Esta dissertação visa estudar a evolução dos bancos a operar em território português e a sua internacionalização enquanto instituições inseridas numa realidade económica. Foram estudadas as alterações nos bancos na perspetiva dos pedidos de marcas comerciais ao longo dos anos. A utilização das marcas comerciais neste estudo assenta no uso deste indicador de inovação para averiguar a existência de competição dinâmica no sector bancário em Portugal, considerando que este indicador é essencial para mapear os processos de diferenciação. Foi através de uma base de dados própria com informação de todas as marcas comerciais pedidas por bancos para os anos entre 2010 e 2017 e a análise da mesma, que se verificou a existência de dinâmicas competitivas entre bancos, assim como permitiu a recolha de indícios de diferenciação. A internacionalização dos bancos portugueses e a análise das marcas registadas em território estrangeiro torna-se cada vez mais pertinente por se poder encontrar em expansão devido à crise em Portugal. Após a análise anterior, restringiu-se o estudo aos cinco bancos com mais pedidos de marcas, analisando a relação entre estes e alguns indicadores financeiros. Com a presente dissertação concluímos que quanto maior é o banco maior é o número de pedidos marcas, por outro lado, durante o período em análise viveu-se uma grave crise económica no país, ocorreu uma diminuição dos pedidos de marcas. O resultado que melhor suporta a hipótese defendida nesta dissertação é o facto dos pedidos de marcas terem um efeito positivo, ainda que ténue, no rácio produto bancário/ativo, isto é as marcas estão associadas positivamente à performance bancária.
en
This dissertation aims to study the evolution of the banks operating in the Portuguese territory and its internationalization as institutions inserted in an economic reality. Changes in banks have been studied in the perspective of trademark applications over the years. The use of trademarks in this study is based on the use of this innovation indicator to verify the existence of dynamic competition in the banking sector in Portugal, considering that this indicator is essential to map differentiation processes. It was through a specific database with information of all the trademarks requested by the banks in the years between 2010 and 2017 and its analysis, that the existence of competitive dynamics between banks was verified, as well as the collection of evidence of differentiation was allowed. The internationalization of the Portuguese banks and the analysis of registered brands in foreign territory is becoming more relevant because it is expanding due to the crisis in Portugal. After the previous analysis, the study was restricted to the five banks with the largest number of trademark applications, analyzing the relationships between these and some financial indicators. With the present dissertation we conclude that the greater the bank, the greater is the number of trademark applications. On the other hand due to the serious economic crisis occurring in our country during the period under review, a reduction of the trademark applications has occurred. The result that best supports this hypothesis is the fact that the trademark applications may have a positive effect, however tenuous, on the ratio between the banking product and the asset, that is, the trademarks are positively associated with the banking performance.