Teses e dissertações

Mestrado
Engenharia Informática
Título

Hierarchical reinforcement learning: Learning sub-goals and state-abstraction

Autor
Jardim, David Walter Figueira
Resumo
pt
Os seres humanos possuem a incrível capacidade de criar e utilizar abstracções. Com essas abstracções somos capazes de resolver tarefas extremamente complexas que requerem muita antevisão e planeamento. A pesquisa efectuada em Hierarchical Reinforcement Learning demonstrou a utilidade das abstracções, mas também introduziu um novo problema. Como encontrar uma maneira de descobrir de forma autónoma abstracções úteis e criá-las enquanto aprende? Neste trabalho, apresentamos um novo método que permite a um agente descobrir e criar abstracções temporais de forma autónoma. Essas abstracções são baseadas na framework das Options. O nosso método é baseado no conceito de que para alcançar o objectivo, o agente deve passar por determinados estados. Ao longo do tempo estes estados vão começar a diferenciar-se dos restantes, e serão identificados como sub-objectivos úteis. Poderão ser utilizados pelo agente para criar novas abstracções temporais, cujo objectivo é ajudar a atingir esses objectivos secundários. Para detectar subobjectivos, o nosso método cria intersecções entre os vários caminhos que levam ao objectivo principal. Para que uma tarefa seja resolvida com sucesso, o agente deve passar por certas regiões do espaço de estados, estas regiões correspondem à nossa definição de sub-objectivos. A nossa investigação focou-se no problema da navegação em salas, e também no problema do táxi. Concluímos que um agente pode aprender mais rapidamente em problemas mais complexos, ao automaticamente descobrir sub-objectivos e criar abstracções sem precisar de um programador para fornecer informações adicionais e de criar as abstracções manualmente.
en
Human beings have the incredible capability of creating and using abstractions. With these abstractions we are able to solve extremely complex tasks that require a lot of foresight and planning. Research in Hierarchical Reinforcement Learning has demonstrated the utility of abstractions, but, it also has introduced a new problem. How can we find a way to autonomously discover and create useful abstractions while learning? In this dissertation we present a new method that allows an agent to discover and create temporal abstractions autonomously based in the options framework. Our method is based on the concept that to reach the goal, the agent must pass through certain states. Throughout time these states will begin to differentiate from others, and will be detected as useful subgoals and be used by the agent to create new temporal abstractions, whose objective is to help achieve these subgoals. To detect useful subgoals, our method creates intersections between several paths leading to a goal. In order for a task to be solved successfully the agent must pass through certain regions of the state space, these regions will correspond to our definition of subgoals. Our research focused on domains largely used in the study of the utility of temporal abstractions, which is the room-to-room navigation problem, and also the taxi problem. We determined that, in the problems tested, an agent can learn more rapidly in more complex problems by automatically discovering subgoals and creating abstractions without needing a programmer to provide additional information and handcraft the abstractions.

Data

11-ago-2011

Palavras-chave

Aprendizagem automática
Abstrações
Abstractions
Aprendizagem hierárquica por reforço
Sub-objectivos
Reinforcement Learning
Subgoals
Machine learning -- Machine learning

Acesso

Acesso livre

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