Título
Heterogeneidade do grupo e validação social do conhecimento quotidiano: Um teste experimental do efeito mediador da independência percebida
Autor
Carrega, Ana Carina de Lima Teixeira Neves
Resumo
pt
Partindo das pesquisas anteriores relativas ao papel da heterogeneidade e da independência na
validação do conhecimento, pretendemos no presente estudo experimental, testar o papel
mediador da independência percebida nos membros de um grupo, na relação entre a
variabilidade grupal e a validade atribuída à informação veiculada pelo mesmo grupo.
Participaram na pesquisa 77 estudantes universitários, os quais foram distribuídos,
aleatoriamente, por quatro condições resultantes de um design factorial 2 (variabilidade
grupal: grupo heterogéneo versus grupo homogéneo) x 2 (independência percebida: membros
independentes versus membros interdependentes) entre participantes. As análises de
regressão realizadas não corroboraram a existência do papel mediador por parte da
independência percebida. Contudo, a realização de testes aos efeitos simples permitiu
evidenciar a função da variabilidade e da independência como mecanismos psicológicoschave
na validação do conhecimento quotidiano. Neste sentido, os resultados da presente
pesquisa mostraram que os participantes que atribuíram maior validade à produção do grupo
são os que se encontravam na condição em que o grupo apresentado foi caracterizado como
heterogéneo e formado por pessoas que pensaram e trabalharam de forma independente. Para
além disto, tanto a heterogeneidade, como a independência, por si só, demonstram ter um
efeito directo na atribuição de maior validade ao conhecimento, corroborando empiricamente
o papel destes princípios como mecanismos de validação do conhecimento quotidiano. Estes
resultados serão discutidos à luz da abordagem da validação social do conhecimento
quotidiano.
en
Based on previous research regarding the role of heterogeneity and participation in
knowledge validation, the present experimental study aims to test the mediating role of
perceived independence of group members in the relation between group variability and the
validation of the information conveyed by this group. 77 college students participated in this
study, randomly distributed by four conditions resulting from a 2 (group variability:
heterogeneous group versus homogeneous group) x 2 (perceived independence: independent
members versus interdependent members) between-participants factorial design. Although a
classical mediation test did not produce significant results, a series of tests of simple effects
allowed us to evidence variability and independence as key mechanisms in social validation
of everyday knowledge. In this sense, results show that participants attributed greater validity
to a group presented as heterogeneous and whose members are described as having thought
and worked independently. Furthermore, variability and independence per se produced
effects on the validity attributed by participants to a group output. In this sense, both
variability and independence have a major effect in the attribution of validity to knowledge,
empirically corroborating the role of these principles as mechanisms of everyday knowledge
validation. These results will be discussed at the light of the social validation of everyday
knowledge framework.