Título
A gestão da organização escolar na formação de turmas e os resultados escolares: um estudo de caso
Autor
Tavares, Aldina Antonieta Varela
Resumo
pt
O presente trabalho resulta da pesquisa sobre a gestão da organização escolar na formação de
turmas cujo objetivo foi conhecer os critérios da escola para a constituição das turmas do 7º ano
de escolaridade, através da entrevista semiestruturada realizada aos diretores das turmas do 7º
ano, ao responsável pela constituição de turmas e ao presidente da associação de pais.
Atualmente considera-se que as razões do insucesso escolar residem tanto nos alunos (meio
sociocultural), como nas escolas. Neste sentido, pretendemos demonstrar com este trabalho,
como é que a escola através do processo de constituição de turmas poderá eventualmente,
influenciar a oportunidade do aluno e a qualidade do seu sucesso. De acordo com teorias
sustentadas por vários autores, a turma frequentada influencia as oportunidades de sucesso do
aluno. Há autores que defendem a formação de turmas homogéneas e há aqueles defensores de
turmas heterogéneas. As teorias apresentadas pelos autores demonstram que tanto as turmas
homogéneas como heterogéneas, apresentam vantagens e desvantagens. Entretanto, as
orientações do Ministério da Educação e Ciência do ano letivo 2015/2016, defendem a
formação de turmas em função dos critérios heterogéneos.
A análise permitiu-nos concluir que não existe nenhum documento formal da escola que
define os critérios para a distribuição das turmas. A escola adapta as orientações do Ministério
da Educação e Ciência conforme o seu contexto social, auscultando os professores, diretores de
turma e o Conselho Pedagógico. Sendo assim, as turmas do 7º ano são feitas com os alunos que
transitam do 6º ano. Muitas vezes os alunos vêm desde o 1º ciclo, porém, de acordo com as
indicações dos professores e diretores de turma pode-se fazer alguma alteração em relação a
determinados alunos (repetentes, com necessidades educativas especiais, comportamento
impróprio, etc.) caso seja necessário.
en
This work results from research on the management of the school organization in the formation
of classes whose objective was to know the criteria of the school for the constitution of the
classes of the 7th year of schooling, through the semi-structured interview conducted with the
directors of the 7th grade classes, to the person responsible for the establishment of classes and
the president of the parent’s association.
Currently, it is considered that the reasons for school failure lie both in the students
(sociocultural environment) and in schools. In this context, we intent to demonstrate how the
school, through the process of class-constitution, can eventually influence the student’s
opportunity and the quality of their success. According to theories supported by several authors,
the class attended influences the student's opportunities for success. There are some authors
who advocate the formation of homogeneous classes and other defenders of heterogeneous
classes. The theories presented by the authors show that both homogeneous and heterogeneous
classes have advantages and disadvantages. However, the guidelines of the Ministry of
Education and Science for the 2015/2016 school year, recommends the formation of classes
according to heterogeneous criteria.
The analysis allowed us to conclude that there is no formal document of the school that
defines the criteria for the distribution of classes. The school adapts the guidelines of the
Ministry of Education according to its social context, auscultating teachers, class directors and
Pedagogical Council. Thus, the 7th grade classes are made with the students who move from
the 6th grade. Students often come from the 1st cycle. However, according to the indications of
the teachers and class directors, some changes can be made in relation to certain students
(repeaters, with special educational needs, inappropriate behaviour, etc.) if necessary.