Título
Antecedentes e consequentes da identificação organizacional nos profissionais de saúde
Autor
Silva, Liliana Veríssimo da
Resumo
pt
As organizações preocupam-se não apenas com os resultados, mas com a qualidade de
serviço prestado aos seus clientes. O serviço prestado ao cliente é de crucial importância
para a imagem da organização e consequente sobrevivência. Os profissionais que
experienciam um clima interno favorável ao desenvolvimento do seu trabalho,
transmitem essa satisfação ao cliente.
A identificação dos profissionais de saúde com a organização (IDO) para qual
trabalham influencia o seu desempenho. Baseado numa amostra de 216 profissionais, de
prestação privada de cuidados de hemodiálise a clientes com doença insuficiente renal
crónica, este estudo testa um modelo teórico de IDO.
Os resultados desta investigação permitem afirmar que a virtuosidade e a força da
identidade influenciam positivamente a IDO, sendo que esta promove comportamentos
de foco e comportamentos de ligação aos clientes. Uma organização sólida e distinta
promove a identificação dos profissionais e, estes, tendem a desenvolver
comportamentos em prol da organização e que os beneficia enquanto membros. O
sucesso da organização é o sucesso dos seus membros.
O vínculo dos profissionais à organização tem efeito moderador sobre a relação da IDO
e os comportamentos de ligação aos clientes. Os profissionais com uma ligação formal à
organização possuem maior envolvimento afectivo com a organização e seus clientes.
en
Organizations are concerned not only with the results, but also with the customers’
service quality. Customer service has an important impact on organizational image and
its survival. Professionals that experience a positive service climate, transfer their
satisfaction to clients.
Health professionals’ organizational identification (OID) is positively associated with
their performance. Based on a sample of 216 professionals, of private hemodialysis
clinics, this study tests a model of OID.
The results of his investigation show us that virtuousness and organization strength
identity have a positive impact on OID. Professional identification to the organization is
closely associated with customer-oriented behaviors and customer-linkage behaviors. A
solid and distinct organization promotes professional identification and professionals
develop behaviors that benefit organization and its members. Organizational success is
its members’ success.
Professional’s affiliation to the organization has moderator effect over the relationship
between OID and customer-linkage behavior. Professionals with a formal affiliation
have a positive affective commitment to organization and its clients.