Título
Avaliação da performance financeira por segmentos
Autor
Curto, Bruno Miguel Fernandes
Resumo
pt
Com o presente projecto pretendeu-se conhecer a vivência de uma empresa relativamente ao seu controlo de gestão e instrumentos financeiros utilizados, e simultaneamente contribuir para uma melhoria das práticas de intervenção e de gestão, procurando dar resposta à questão inicial que levou ao desenvolvimento deste projecto:
Como avaliar a performance financeira dos vários segmentos da empresa: gestores, processos, produtos e clientes, utilizando as métricas de criação de valor?
Nas opções metodológicas, optou-se pela observação e análise de documentos (referentes à empresa em estudo) como técnica de recolha de dados, o que permitiu compreender o funcionamento da empresa e aquisição de conhecimentos mais profundos face às suas reais dificuldades. A revisão da literatura foi igualmente fundamental para uma melhor compreensão dos conceitos em estudo.
Da análise realizada foi reconhecida a necessidade pertinente de uma mudança a nível das ferramentas de gestão utilizadas, com o objectivo de medir a criação de valor. A utilização de instrumentos tradicionais de avaliação de “valor” da empresa em estudo fomentou a necessidade de criar um sistema de controlo de gestão que responda às especificidades dos problemas encontrados.
O sistema de controlo de gestão proposto utiliza instrumentos de pilotagem, comportamentais e de diálogo que permitem à empresa orientar os seus gestores no sentido de implementar a sua estratégia, tendo em vista atingir os objectivos previamente definidos e difundidos. Permite a correcta avaliação de performance de cada segmento e qual a sua contribuição para a destruição ou criação de valor para a empresa na sua globalidade.
en
Current work intends to present a company through its management control and financial tools and simultaneously contribute to an improvement of management intervention skills, pursuing the answer to initial question:
How to evaluate financial performance of company’s areas: managers, procedures and clients, using value creation measures?
In methodological procedures, we based our data research in analyzing company’s documents, which provided a better knowledge about company’s operation, but also to get in touch with its real problems. Literature was also essential to a better comprehension studied terms.
Analysis identified a relevant need of changing management skills/tools used with purpose of measuring value creation. The appliance of traditional “value” (of a company) evaluation methods, revealed also the need to create a new management control system capable of answering the specific problems encountered.
The proposed management control system uses behavioral and dialogue indexes, which allows the company to guide its management team to implement strategies to achieve the previously defined goals. It also provides a correct evaluation of each company’s areas financial performance and their contribution to firm’s value creation or even destruction.