Título
Linha Saúde 24: Um contributo para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde
Autor
Oliveira, Sílvia Maria Fernandes da Silva
Resumo
pt
Este trabalho é um estudo sobre o Serviço de Atendimento Linha Saúde 24,
procurando informação que possibilite entender qual o contributo que este serviço público
aporta para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde. A triagem e o perfil
das situações que os utentes relatam, quando utilizam esta Linha.
O trabalho conclui que a sua criação contribuiu para a alteração da intenção dos
Utilizadores. No início do contacto, os utentes manifestam uma intenção, que após a triagem e
aconselhamento do Enfermeiro de serviço da Linha, se vê alterada.
O Serviço disponibiliza triagem, aconselhamento e encaminhamento, pois as pessoas
procuram informação, coordenação e ajuda, para resolverem adequadamente problemas de
saúde.
Pode-se inferir deste trabalho que a Linha Saúde 24 é um serviço que apoia a gestão
dos cuidados de saúde dos Utilizadores, através do encaminhamento adequado para
instituições de saúde da área mais próxima onde está o potencial doente, oferecendo um leque
variado de hipóteses de cuidados de saúde, seguros e apropriados a cada situação apresentada.
É um serviço que auxilia e apoia a tomada de decisões informadas e conscientes dos
Utilizadores, daqui decorrendo um conjunto de vantagens para o Serviço Nacional de Saúde,
quer tornando-o um sistema mais próximo do Utilizador, na procura de cuidados de Saúde,
quer racionalizando a oferta de recursos públicos, nomeadamente no que concerne às
Urgências.
en
This work is a study on the customer service Health Line 24, and he seeks to for
information that will allow understanding which contribution it makes to improve the
functioning of National Health Service. A screening and profile of the situations that users
report when using this line.
The paper concludes that their creation has contributed to changing the intent of users:
At the beginning of contact, users express an intention, and that after the screening and
counseling of the nurse's service line, can be detected changes.
The service provides screening, counseling and referral, as people seek information,
assistance and coordination, to adequately solve their health problems.
It can be inferred from this work, that the Health Line 24 is a service that supports the
management of health of users, through the appropriate referral to health institutions, in the
closest area, where be located the potential patient, by offering a wide range of hypotheses of
health care, safe and appropriate for each situation presented.
It can be inferred from this work that the Health Line 24 is a service that supports the
decision-making informed and aware of the users, hence a number of advantages for the
National Health Service, like making it a system closer to the user, in their demand for health
care, streamlining the provision of public resources, particularly in regard to emergencies.