Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

O fortelacimento e a manutenção da marca LAB REDE no estado do Rio de Janeiro

Autor
Rocha, Jairo Epaminondas Breder
Resumo
pt
Este trabalho constitui-se num estudo acerca do tema: O fortalecimento e a manutenção da marca LAB REDE no Estado do Rio de Janeiro. Procura-se que seja o ponto de partida para conscientizar os proprietários das empresas acionistas do LAB REDE S/A sobre a importância do fortalecimento dessa marca, tornando-se duradoura no mercado. Esse ganho competitivo pode fazer com que cada uma das empresas acionistas, em seus locais de origem, se tornem fortes e sobrevivam no cenário atual onde as grandes marcas, algumas delas multinacionais, assumem o mercado brasileiro da prestação privada de serviços laboratoriais. O processo de globalização tem atingido, de forma rápida e avassaladora, diversos segmentos de mercado, transformando as relações entre empresas e países. Essas transformações afetam diretamente os mercados de bens, serviços e capital, e ditam as novas regras de base societária, tecnológica, produtiva, comercial e financeira do capitalismo internacional. Segundo Lima (2008), o setor de serviços já detém a maior participação no PIB dos países desenvolvidos e no de muitos dos países em desenvolvimento. Este trabalho, desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação, envolveu os dirigentes das empresas acionistas, mediante a aplicação de uma entrevista semiestruturada. As informações obtidas foram confrontadas com modelos teóricos, buscando corroborar a hipótese básica de que a estratégia adotada tem estreito vínculo com a visão de mercado internacional adotada pelos empreendedores.
en
This research approaches the maintenance of LAB REDE brand in Rio de Janeiro - Brazil. It looks for the starting point of how to show to LAB REDE Shareholders the importance of brand improvement, vital to company existence. This competitive gain can make each shareholders become more competitive and improve their survival chances in the current scenario where the major brands, some multinationals, assume more and more the laboratory services in Brazilian market. The process of globalization reached quickly and overwhelming several market segments, transforming the relations between companies and countries. These changes affects directly the goods, services and capital markets, and dictate the new rules of corporate databases, technological, production, trade and finance of international capitalism. According to Lima (2008), the service companies already have the largest marketshare in developed countries and many developing countries. This matter, developed through this research, involves shareholders, applying a semi-structured interview. The information obtained was compared with theoretical models, trying to corroborate the basic hypothesis that the strategy adopted has close ties with the view adopted by the international entrepreneurs.

Data

27-ago-2012

Palavras-chave

Marketing
Advertising
Business administration
Cultura corporativa
Administração de negócios
Corporate culture
Propaganda -- Propaganda

Acesso

Acesso livre

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