Título
Balanced scorecard evolution corporate responsibility perspective
Autor
Pilão, Pedro Miguel Ferreira
Resumo
pt
O conceito de Balanced Scorecard tem focado a atenção e o entusiasmo de muitos investigadores e responsáveis organizativos, reunindo uma crescente popularidade e reconhecimento entre os sistemas de gestão estratégica e de avaliação de desempenho organizacional, demarcando-se dos restantes modelos devido à integração de indicadores não financeiros bem como ao seu alinhamento com a estratégia organizacional.
A metodologia do Balanced Scorecard determina que todos os aspectos do negócio que podem influenciar o desempenho e o valor organizacional devem ser representados numa perspectiva, que equilibrada com as outras perspectivas do scorecard gera os principais indicadores para os futuros resultados financeiros das empresas, nesta óptica o BSC integra um núcleo válido de perspectivas para a avaliação de desempenho organizativa, especificamente financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento.
Porém, vários elementos do ambiente empresarial e da organização estão ausentes ou se referenciados, sua importância não é completamente revelada e demonstrada, neste caso, está a Responsabilidade Social das Organizações, que apesar das evidências empíricas que sustentam o seu impacto positivo no valor da empresa e nos resultados financeiros da organização.
Neste trabalho é abordado conceito de Responsabilidade Social das Organizações descrevendo a importância e necessidade da integração de indicadores “de responsabilidade” na identificação de iniciativas que alinhadas à visão e estratégia empresarial potenciam o impacto e as sinergias que o Balanced Scorecard pode originar dentro de uma organização contemporânea que utilize a Responsabilidade Social como vantagem competitiva.
en
The Balanced Scorecard concept has focused the attention and enthusiasm of many investigators and managers, gathering an increasing popularity and recognition in the strategic management and performance appraisal systems, distinguishing itself from the other models due to the strategy alignment and the integration of non-financial indicators.
The scorecard methodology advocates that all the business aspects that can influence performance and organizational value should be represented in a perspective, which balanced with the other scorecard perspectives generates the leading indicators for future corporate financial results, in this optic BSC integrates core and valid perspectives for organizational performance appraisal, such as Financial, Customer, Internal Processes and Learning & Growth.
Even though, several elements of business and organization environment are absent or if referenced, its importance is not completely revealed and demonstrated, in this case is Corporate Social Responsibility, despite of the empirical evidences that sustain its impact on organizational value and in the financial results of the organization.
In this work is approached the Corporate Social Responsibility concept describing the importance and necessity of integrating “responsible” indicators, in order identify initiatives that aligned to corporate strategy and vision, potentiate balanced scorecard impacts and synergies within a contemporary organization, which employs Corporate Responsibility as a competitive advantage.