Título
Formação dos oficiais da marinha: Valores humanos e comprometimento organizacional
Autor
Castro, Luís Pedro Dantas Pereira de
Resumo
pt
Neste estudo investigou-se os valores humanos percebidos pelos alunos da Escola Naval com o intuito de aferir em que medida há, durante a sua formação, uma reprodução/aproximação ao perfil de valores que caracterizam os oficiais da Marinha.
Como segundo objetivo, pretendeu-se identificar qual a natureza do comprometimento organizacional dos alunos e dos oficiais para com a Marinha e qual o impacto dos valores humanos nos constructos do comprometimento organizacional, para que se possam verificar quais os elementos cognitivos que estão na base do seu comportamento no contexto organizacional.
A amostra é composta por 150 alunos da Escola Naval e 42 oficiais com o posto de capitão-de-fragata, maioritariamente no desempenho de cargos de comando, chefia ou direção, para efeitos de referencial do padrão dos valores dos oficiais da Marinha.
O instrumento utilizado para a recolha de dados é composto por três partes, uma parte inicial em que se pretende identificar o perfil da amostra investigada, a segunda parte, desenvolvida a partir do Inventário de valores humanos de Schwartz, visando identificar os valores humanos, e uma terceira baseada nas escalas de comprometimento organizacional de Meyer e Allen, pretendendo-se verificar aspetos referentes ao comprometimento organizacional.
Os resultados do presente estudo apontam para a ideia que, quer os valores humanos, quer o comprometimento organizacional dos alunos são influenciados pela antiguidade ao longo da sua formação. Não nos permitindo, no entanto, inferir a existência de uma relação direta entre valores humanos e comprometimento organizacional.
en
Through this study we intended to investigate the matter of human values perceived by students of the Portuguese Navy Academy, in order to understand to which extent there is, during their training at the Academy, the tendency to reproduce or to come close to reproduce the typical navy officers profile of values.
Our second objective was to identify the nature of students and officers organizational commitment to the Navy and the impact of their personal values on the constructs of organizational commitment, in order to determine the cognitive elements underpinning their behaviour in the organizational context.
Our study sample consisted in 150 Navy Academy students and 42 Navy officers with the rank of Commander, mainly in posts of command, leadership or management, as referential to the pattern of values of Portuguese Navy officers.
The research instrument used for our data collection comprises three parts: an introductory one in which we aim at identifying the profile of the investigated sample; a second part which was developed based on the Schwartz Value Survey, in order to identify human values, and a third part based on Meyer and Allen’s scales, in order to determine the aspects pertaining the respondents organizational commitment.
The results of our study show that both students’ values and their organizational commitment are influenced by their seniority of rank throughout their training at the Academy. However it is not possible to infer a direct relationship between human values and organizational commitment.