Título
Relação entre a perceção da responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanos
Autor
Pereira, Anabela Mondim
Resumo
pt
No contexto empresarial é visível a influência que os trabalhadores exercem na
performance da organização, bem como a influência que certas práticas e políticas
adotadas pela empresa influenciam as atitudes e comportamentos dos seus
trabalhadores. A presente investigação incide sobre o estudo de possíveis relações entre
a perceção dos trabalhadores relativamente à responsabilidade social das empresas, o
engagement no trabalho e os valores humanos nas várias dimensões que constituem
cada constructo.
Este estudo foi sustentado pelo recurso a três instrumentos, a escala de responsabilidade
social (Vicente, Rebelo e Inverno, 2011), o Utrecht Work Engagement Scale numa
versão adaptada para o caso português e o Portrait Values Questionnaire (PQV-21) de
Schwartz, numa versão utilizada no European Social Survey, Supplementary
questionnaire, Round 1 (2002). O questionário composto por estes três instrumentos foi
aplicado a uma amostra de 257 trabalhadores.
Pela análise dos resultados, foi possível concluir que o Engagement no trabalho é
explicado positivamente pela perceção da RSE, nas dimensões Marketplace e
Workplace, apresentando-se estas dimensões da RSE com um efeito mediador.
Concluiu-se também que dos valores humanos destaca-se o Conformismo que explica
negativamente as três dimensões da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e
Imersão do Engagement no trabalho. Comprovou-se ainda que a Idade explica
positivamente as dimensões Marketplace e Workplace da perceção da RSE e as
dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho, a Função exercida
explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e a dimensão Resistência
do Engagement no trabalho.
en
In a business context, it is clear the influence that employees engaged in the
performance of the organization as well as the influence that certain practices and
policies adopted by the company influence employees’ attitudes and behaviors. This
research focuses on the study of possible relationships between the employees’
perceptions of corporate social responsibility, the work engagement and human values,
in the various dimensions that constitute each construct.
This study was supported by the use of three instruments, the scale of social
responsibility (Vicente, Rebelo and Inverno, 2011), the Utrecht Work Engagement
Scale in an adapted version for the Portuguese case and the Portrait Values
Questionnaire (PQV-21) of Schwartz, in the version used in the European Social
Survey, Supplementary questionnaire, Round 1 (2002). The questionnaire composed by
these three instruments was applied to a sample of 257 employees.
Based on these results, can be concluded that work Engagement is positively explained
by the employees’ perception of CSR, in the Marketplace and Workplace dimensions,
presenting a mediator effect. It was also concluded that human values, highlighting the
Conformism, explain negatively the tree dimensions of employees’ perception of CSR
and the Dedication/Vigour and Immersion dimensions of work Engagement. It was also
demonstrated that age explains positively the Marketplace and Workplace dimensions
of the employees’ perception of CSR and the Dedication/Vigour and Immersion
dimensions of work Engagement, and the position explains negatively the tree
dimensions of employees’ perception of CSR and the Endurance dimension of work
Engagement.