Título
Cinco casos de estudo pedagógicos em indústrias diferenciadas: Uma aproximação estratégica
Autor
Abrantes, Soraia Sequeira de Albuquerque e Aguilar
Resumo
pt
A sociedade em que nos encontramos actualmente sujeita as empresas a competirem fortemente entre si para que vinguem no mercado. Cada vez mais as empresas são obrigadas a definir estratégias de modo a criar vantagens competitivas face aos seus concorrentes. Não basta querer ser bom, é preciso querer ser o melhor.
Demonstra-se a importância do empreendedorismo e da criatividade neste universo tão competitivo, para se implantar, sobreviver e consolidar no mercado.
Através de um estudo detalhado e particularizado são analisados cinco sectores de actividade diferentes de cinco indústrias distintas. Através da criação de cinco novas empresas, pretende-se estudar os sectores onde cada uma está inserida, percebendo como actuam no mercado e como definem a estratégia para obter resultados positivos. Há uma preocupação em identificar as oportunidades e ameaças da empresa.
Os sectores de actividade estudados são: Bebidas, Actividades de Lazer, Farmacêutica, Calçado e Hospitalar.
Inicialmente, é feita uma descrição de cada empresa, seguindo-se a sua contextualização estratégica, a definição de ferramentas, culminando com a resolução das questões propostas.
O pensamento estratégico proposto na resolução das questões permite enquadrar a estrutura de cada indústria e de cada mercado, para uma identificação e integração global, identificando as estratégias edificadas pelas empresas.
Ambiciona ser uma ferramenta de estudo que conduza alunos do ensino superior e quadros de empresas, de nível médio e superior, na exploração de ferramentas de análise e de formulação da estratégia empresarial. Pretende, igualmente, incentivar a capacidade de tomada de decisão, estimular o espírito crítico construtivo e desenvolver as capacidades de trabalho em grupo.
en
Nowadays, in our society companies are obliged to cope with a high level of competition in order to succeed. Companies must define strategies that will bring competitive advantages over its competitors. Good is not enough, you have to want to be the best.
In this competitive environment entrepreneurship and creativity are fundamental for companies get started, grow and prosper.
Five industries will be analyzed through a detailed and particularized case study. In order to understand how companies define their strategy to obtain positive results five hypothetical companies were set up. There is a concern in assessing opportunities and threats.
This case study is focused on five industries: Beverage, Leisure, Pharmaceutical, Footwear and Healthcare.
First, a full description of each company is made followed by a strategic context positioning, tool definition and proposed question solution.
The proposed strategic thinking towards solving these questions allows the context positioning of each industry structure and market, in order to identify company strategy and global integration.
This research is intended as a study tool for university students, junior and senior managers for tool analysis and company strategy formula. It is also intended to encourage decision making, to stimulate critical and constructive thinking, and to develop team work skills.