Título
Empowerment psicológico, commitment afectivo e desempenho: um estudo no sector de retalho têxtil
Autor
Bento, Daniela Fernandes Feliciano
Resumo
pt
Com o objectivo de conhecer o impacto do empowerment psicológico e do commitment
afectivo no desempenho individual, foi conduzido um estudo numa cadeia de lojas de retalho
têxtil onde trabalham 127 funcionários.
Foram analisadas correlações e efectuadas regressões múltiplas para explorar as relações entre
o empowerment psicológico, o commitment afectivo e o desempenho individual. Os resultados
suportam a noção de que a percepção de empowerment promove o vínculo afectivo dos
colaboradores à empresa, pelo que é reforçado o efeito positivo que este construto tem na
relação entre a entidade patronal e os funcionários. Não foi contudo possível confirmar que
esta relação afectiva influencie o desempenho individual.
A importância da mutidimensionalidade do conceito de desempenho individual poderá surgir
como resposta à não verificação desta relação, deixando-se como sugestão para estudos
futuros a análise destas relações considerando, não apenas o desempenho individual de tarefas,
como também comportamentos de cidadania organizacional.
Uma das importantes implicações deste estudo é a necessidade das empresas promoverem nos
seus colaboradores sentimentos de empowerment e não centrar apenas o empowerment em
iniciativas e práticas organizacionais, pois é a percepção de empowerment que gera outputs
positivos, como no caso, desejo de permanecer na empresa e desenvolver nela a sua carreira.
en
In order to know the impact of the psychological empowerment and affective commitment on
individual performance, a study was conducted with 127 employees of a chain of textile retail
stores.
We analysed correlations and multiple regressions were carried out to explore the relationship
between psychological empowerment, affective commitment and individual performance. The
results support the notion that the perception of empowerment promotes an emotional bond
between the employees and the company. This way, the positive effect that this construct has
in the relationship between employer and employees is reinforced.
It was not possible to confirm that this affective relation influences the individual
performance.
The importance of the multidimensionality of the individual performance’s concept can
emerge as an answer to the non-verification of this relationship, leaving as suggestions to
future studies the analysis of this relations, considering, not only the performance of
individual tasks, but also organizational citizenship behavior.
One of the important implications of this study is the need for companies to promote feelings
of empowerment in the employees and not just focus the empowerment on organizational
iniciatives, as is the perception of empowerment that generates positive outputs, as in the
case, the wish to stay in the company and there develop the career.