Título
A relação entre a cultura organizacional e o desempenho individual no setor imobiliário: o papel mediador do clima de serviço
Autor
Dias, Liliane Melen Lopes
Resumo
pt
A sociedade atual depara-se com uma crescente globalização a nível económico e social,
com um aumento exponencial da concorrência, diferentes gerações no mercado de trabalho,
mudança de paradigmas, resultando numa elevada complexidade vivida no mundo das
organizações.
A adaptação a estas mudanças, e o alcance do sucesso das organizações, dependem de
variados fatores, nomeadamente da cultura organizacional, do desempenho laboral, e da
retenção de clientes.
Nesse sentido, tornou-se pertinente estudar um modelo que envolva estes três fatores,
de maneira a entender se a Cultura Organizacional (CO) influencia o Desempenho Individual
(DI) dos trabalhadores, motivando-os e elevando o seu potencial. E se a mesma (CO)
proporciona as condições necessárias à presença de um Clima de Serviço (CS), que por sua vez
também potencie o desempenho.
O estudo realizou-se no setor imobiliário, com uma amostra de 277 trabalhadores de
uma empresa internacional de mediação imobiliária estabelecida em Portugal. Tanto quanto se
sabe, os temas foram já estudados nas áreas da saúde, restauração e hotelaria, sendo um dos
contributos deste trabalho, testar o modelo de investigação num setor diferente. Além disso, até
ao momento, não existem estudos com as três variáveis presentes no mesmo modelo.
Os principais resultados demonstraram que as perceções de cultura de objetivos, de
apoio e de regras (variável preditora) influenciam o clima de serviço (variável mediadora), e
que este influencia positivamente o desempenho individual dos inquiridos (variável
dependente), confirmando as hipóteses de mediação estatística.
Assim, a presente dissertação poderá constituir um contributo relevante para a literatura
existente sobre a relação da Cultura Organizacional e o Desempenho Individual, mediado pelo
Clima de Serviço.
en
Today's society is facing increasing economic and social globalization, with an
exponential increase in competition, different generations in the labor market, change of
paradigms, resulting in a high complexity experienced in the world of organizations.
Adaptation to these changes, and the range of success achievement of the organizations,
depend on a variety of factors, namely organizational culture, work performance, and customer
retention.
In this sense, it has become pertinent to study a model that involves these three factors,
in order to understand if the Organizational Culture influences the Individual Performance of
the workers, motivating them and raising their potential. And if it provides the necessary
conditions for the presence of a Service Climate, that can also influence their performance.
The study was carried out in the real estate sector, with a sample of 277 employees of
an international real estate agency established in Portugal. As far as we know, the proposed
relationships have already been studied in the areas of health, restaurants and hospitals. One of
the contributions of this work is to test the research model in a different sector. In addition, until
now, there are no studies with the three variables present in the same model.
The main results showed that the perceptions of culture of objectives, support and rules
(predictor variable) influence the service climate (mediator variable), and that this positively
influences the individual performance of respondents (dependent variable), confirming the
hypotheses of statistical mediation.
Thus, this dissertation may be a relevant contribution to the existing literature on the
relationship between Organizational Culture and Individual Performance, mediated by the
Service Climate.