Título
Factores competitivos: mergulhando no turismo de surf
Autor
Santos, Steven Henriques
Resumo
pt
O objectivo principal deste estudo é aprofundar o conhecimento sobre o turismo de
surf através da compreensão dos seus factores competitivos. O estudo procura
também compreender se a satisfação dos turistas de surf tem uma influência positiva
nas recomendações feitas a outras pessoas e se as recomendações de destinos feitas
por turistas de surf influenciam positivamente as decisões de compra doutros turistas
de surf.
A metodologia foi utilizada no sentido de inquirir a população de pessoas para quem a
participação activa no surf é a motivação primária para a escolha do destino de
viagem. Obteve-se uma amostra de 201 indivíduos.
Os resultados comprovaram que uma surf trip que ofereça os principais factores
competitivos do turismo de surf, nomeadamente a segurança pessoal, a qualidade do
meio ambiente, as preocupações com a saúde, as datas fiáveis, a qualidade das
refeições, a cultura local, o preço, a probabilidade de encontrar locais secretos, a
facilidade de acesso, a possibilidade de encontrar outros surfistas, a taxa local de
câmbio, o leque de actividades alternativas, as condições para famílias, e a reputação
do destino de surf, conduz à satisfação dos consumidores. As conclusões desta
dissertação poderão apoiar a tomada de decisões sobre a composição do produto e
aumentar o conhecimento sobre as necessidades e expectativas reais dos turistas de
surf.
en
The main purpose of this study is to increase the knowledge of surf tourism by
understanding its competitive factors. The study also aims at understanding whether
the satisfaction of surf tourists has a positive influence on recommendations made to
other people, and whether recommendations made by surf tourists have a positive
impact on the purchase decisions of other surf tourists.
The methodology was used to question the population of people for whom the active
participation in the sport of surfing is the primary motivation for destination selection.
A sample of 201 surf tourists was analysed.
Results showed that a surf trip that offers the main competitive factors of surf tourism,
namely personal safety, quality of natural environment, health concerns, reliable
dates, high quality meals, local culture, price, secret locations, ease of access, meeting
other travellers, local rate of exchange, range of activities available, facilities for
families, and reputation of the surf destination, leads to consumer satisfaction. The
findings may support product decision-making and increase the knowledge of the
needs and expectations of surf tourists.