Título
As comunidades de prática nas organizações da economia social e solidária em Portugal
Autor
Godinho, Susana Nogueira Mira
Resumo
pt
Fundamentado na sua experiência como gestora de formação profissional e voluntária em
organizações portuguesas da economia social e solidária, a autora propõe que o desenvolvimento de
uma abordagem estratégica para a aprendizagem contínua nestas organizações é incipiente ou
inexistente. Com isto, estas organizações não estão a conseguir desenvolver o potencial humano e
tecnológico necessário para uma ação concertada na sociedade do conhecimento.
Esta dissertação explora a visão de que a aprendizagem contínua é inseparável do "modo de vir a
estar" dos profissionais que trabalham nestas organizações. Baseada numa revisão da literatura
relevante, a autora reflete sobre o facto das comunidades de prática serem uma abordagem
adequada à forma de estar "aprendente" requerida no século XXI. O desenvolvimento de parcerias de
aprendizagem e a criação de recursos coletivos são atividades organizacionais que poderiam ajudar a
desenvolver as competências estratégicas das organizações, gerando um crescimento sustentável?
Para investigar esta linha de pensamento foram realizadas treze entrevistas com gestores de
organizações da economia social e solidária da região de Lisboa. Este grupo constituiu-se como uma
comunidade de prática embrionária, dando um exemplo do potencial deste "modo de fazer as coisas".
Através de um estudo de caso suportado na análise das entrevistas efetuadas aos membros daquele
grupo, a autora reflete sobre se uma abordagem em comunidade de prática é adequada para criar
competências estratégicas nas organizações da economia social e solidária em Portugal.
en
Grounded in her experience as professional training manager and volunteer in Portuguese
organizations, the author proposes that developing a strategic approach to continuous learning in
organizations concerned with the social and solidarity economy in Portugal are weak or non-existent.
What is more, these organizations are not developing the human or technological potential required for
concerted action in a knowledge society.
This dissertation explores the view that continuous learning is inseparable from a “way of becoming”
for adults working in such organizations. Based on a review of the relevant literature, the author
reflects on whether communities of practice are a strategy for the continuous learning required in the
21st century. Is the development of learning partnerships and creation of collective resources
organizational activities that could help develop the organizational strategic competences and
generate sustainable growth?
To investigate this line of thought thirteen interviews were carried out with managers of organizations
in the Lisbon region. This group was an embryonic community of practice, providing an example of the
potential of this "way of doing things". Through a case study analyzing interviews of those in the group,
the author reflects on whether a communities of practice approach is appropriate for creation of core
competencies in social and solidarity economy organizations in Portugal.