Título
Green consumerism: A influência da RSE no consumo de cosmética orgânica
Autor
Nunes, Catarina Sofia Vinhas
Resumo
pt
Hoje em dia as empresas estão, cada vez mais, a dar uma maior atenção aos programas de responsabilidade social empresarial e à reação dos consumidores a estes. Tem-se verificado um aumento das preocupações ambientais na população e um aumento da procura e preferência por produtos que contribuem para a segurança ambiental, bem como se tem verificado uma expansão do mercado de produtos verdes, como na cosmética. Por conseguinte, o objetivo principal da presente dissertação centra-se na análise da influência da responsabilidade social empresarial na intenção de compra de cosmética orgânica em comparação à influência da atitude em relação à compra de cosmética orgânica (influenciada pelos valores do consumidor, isto é, pela consciência com a saúde, ambiente e aparência), do controlo comportamental percebido, da norma subjetiva e das experiências passadas com produtos orgânicos. Foi também observado se, para cada constructo, as avaliações dos diferentes itens dos inquiridos que consomem cosmética tradicional diferem das avaliações dos diferentes itens dos inquiridos que consomem cosmética orgânica.
De forma a concretizar a investigação foi aplicado um inquérito, em que se inquiriram 341 pessoas que consomem cosmética, tanto tradicional como orgânica. Posteriormente, os resultados foram analisados em três amostras distintas: (1) amostra total; (2) amostra cosmética orgânica e; (3) amostra cosmética tradicional.
Os resultados revelaram que a RSE tem pouco ou nenhum impacto sobre a intenção de compra de cosmética orgânica comparativamente a outros constructos.
en
Nowadays, companies are increasingly paying more attention to corporate social responsibility programs and how consumers react to them. There has been an increase in environmental awareness in society and an increase in demand and preferences for products which contribute to environmental safety, as well as an expansion in the green products and cosmetics market. Therefore, the main purpose of this dissertation focuses on the analysis of the influence of corporate social responsibility on the intention to purchase organic cosmetics in comparison with the influence of attitude towards the purchase of organic cosmetics (influenced by consumer values, such as health awareness, the environment and appearance), perceived behavioral control, subjective norm and past experiences with organic products. It was also observed whether, for each construct, the ratings of the different items of respondents consuming traditional cosmetics differ from the ratings of the different items of respondents consuming organic cosmetics.
In order to conduct this research, a survey was distributed to 341 people who consume both traditional and organic cosmetics. Subsequently, the results were analyzed in three distinct samples: (1) total sample; (2) organic cosmetic sample and; (3) traditional cosmetic sample.
The results revealed that CSR has little or no impact on the purchase intention of organic cosmetics compared to other constructs.