Título
Happiness and sustainability : a study about the determinants of retirement savings and risk behavior
Autor
Lage, Gonçalo David
Resumo
pt
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o tema da felicidade e a sua influência nas decisões de poupança e investimento para a reforma. Com base num estudo a 951 trabalhadores, analisámos o papel da felicidade nas decisões de poupança e investimento para a reforma. Os resultados identificaram a auto-eficácia como um mediador na relação entre felicidade e poupança para a reforma e na relação entre a felicidade e os investimentos para a reforma. Concluímos que as pessoas mais felizes têm tendência a percepcionarem-se como mais eficazes na forma como gerem os seus recursos para a reforma, o que condiciona a sua poupança e a tendência para arriscar mais nos seus investimentos.
en
This paper presents the results of an investigation about the topic of happiness and how it may influence retirement savings and investments. Using a survey of 951 employees, we analyzed the role of happiness in saving and investment decisions for retirement. The results identified self-efficacy as a mediator in the relationship between happiness and retirement savings and in the relationship between happiness and retirement investments.
We concluded that happier people tend to see themselves as more efficient in the way they manage resources for retirement, which influences their savings and the tendency to risk in their investments.