Título
A participação nas tomadas de decisão: Caso de estudo: A Associação Infante Sagres
Autor
Lopes, José Manuel de Oliveira
Resumo
pt
Nos movimentos sociais que estiveram na génese da Economia Social e Solidária, a
participação nas tomadas de decisão assumiu-se como uma das características
identitárias.
Dos diversos tipos de organismos jurídicos que incorporaram e incorporam aquela
economia, o papel da participação nas tomadas de decisão tem sido diferenciado;
enquanto nas cooperativas, esse papel é jurídica e estatutariamente consagrado, nas
associações e instituições particulares de solidariedade social, ele resulta de uma opção
gestionária.
A presente dissertação assenta precisamente neste ponto: apurar o nível de participação
duma associação que é simultaneamente uma instituição particular de solidariedade
social e os factores que potencialmente poderiam estimular ou desincentivar a
participação nas tomadas de decisão.
Este estudo teve por base um estabelecimento de ensino pré-primário – a Associação
Infante Sagres. Para a prossecução dos propósitos do estudo, foram convidados a
integra-lo três grupos dominantes da comunidade escolar: os pais e encarregados de
educação, os educadores de infância e auxiliares de educação, e a direcção do
estabelecimento.
en
Participation in decision taking is assumed as an essential characteristic in the various
movements that took place and in where the genesis of the social and solidarity
economy.
Of the different types of juridical bodies that incorporate such an economy, the role of
participating in the decision making process has been diverse: while in co-operatives,
this role is legal and established by statute, in associations of private instit utions of
social solidarity, it comes from a management choice.
The starting point of this study begins precisely with this point: to discover the level of
participation in an association which is a private institution of social solidarity together
with the factors that potentially could stimulate or disincentives participation in decision
making.
The body chosen is the A. I. S, a pre-primary school. The development of the study
comes from integrating the three major groups in a school community: parents and
educators, teachers and staff body, and the governing body.