Título
As atitudes dos jovens em relação à comunicação da Igreja Católica
Autor
Belo, Miguel Duarte Ferreira de Moser
Resumo
pt
A comunicação de uma instituição é o factor chave para o sucesso na transmissão de uma mensagem. Esta mensagem traz consigo valores que pautam a vida das pessoas. Nos nossos dias, existem novas maneiras de comunicar e de captar a atenção dos públicos que se pretendem atingir. Mas para delinear uma estratégia de comunicação é imprescindível estar atento às atitudes que estes demonstram em relação à instituição e à sua comunicação, neste caso, a Igreja Católica.
Portugal é um país, na sua maioria católico e que os jovens não são excepção. Através da pesquisa realizada foi possível conhecer melhor a relação da Geração Y (os jovens) e os novos meios de comunicação, de que estes se servem para comunicar e procurar informação. No fim procurou mostrar-se o conhecimento que os jovens detinham sobre a Igreja e a relação da Igreja com os instrumentos digitais, que estes utilizam nomeadamente na Web 2.0, deste modo, conseguiu-se perceber que a Instituição tem uma atitude virada para as novas tecnologias.
Os resultados desta investigação demonstram convergência de opiniões, quer de quem está responsável pela comunicação, quer de quem a recebe, apontando para uma solução estratégica de comunicação.
en
A great communication is the key of success to transmit an organization’s message. The message brings along values that make part of people’s lives.
Nowadays there are several ways to communicate and engage with the targeted audience. Therefore, in order to design a good communication strategy it is important to understand the people’s attitudes about the organization, in case the Catholic Church, and its way of communicate.
In general Portuguese people are Catholic and the young people too. We analyzed carefully the relationship between young people and the new ways of communication of this target. One of the main purposes was to understand their knowledge about Catholic Church as an organization, which revealed positive, and the relationship between Church and the new digital techniques of communication used by young people specifically Web 2.0. We concluded that the organization has a positive attitude towards the new technologies.
The outcomes show that there are convergent opinions about who is responsible by the communication and the target audience which helps on clarifying the strategic way of our communication.