Título
O social media marketing na indústria musical : case-study Miley Cyrus
Autor
Matias, Rafael Filipe Parreira
Resumo
pt
Com a propagação da internet, houve um constante readaptar dos modelos de negócio da
indústria musical em contextos de Web 2.0 surgindo, no social media, um novo tipo de consumidores,
práticas e comunidades que desempenham um incontornável papel de passa-palavra e co-criação de
valor simbólico aos bens desta indústria. Focando o presente estudo num case-study da cantora Miley
Cyrus pretende-se cartografar e analisar o fluxo de comunicação e estratégias promocionais nestas
plataformas, incidindo em quatro das redes sociais oficiais online da cantora (Facebook, Twitter,
Instagram e YouTube/VEVO) como exemplo ilustrativo da importância do marketing online nesta
indústria. Esta análise averiguou igualmente as sinergias entre as quatro redes sociais mencionadas e o
respectivo impacto e interacções do e com o público para com os vários conteúdos. Verificou-se aqui
um padrão de feedback claramente incidente no poder da imagem (estando no top a imagem em
movimento e aliada ao som – o(s) videoclip(s), seguida da imagem estática – a fotografia) e, por sua
vez, uma reapropriação de estratégias tradicionais a um novo contexto online, surgindo o social media
marketing como um novo elemento promocional que, enquanto nova ferramenta de promoção,
maximiza a exposição e vendas de bens simbólicos como os da indústria em análise.
en
With the widespread use of the Internet came along a continual adjustment of the music
industry’s business models in the Web 2.0 context, setting the ground for the advance, in social media,
of a new type of consumers, practices and communities that play an essential role as word-of-mouth
and co-creation of symbolic value to the industry’s goods. Focusing the present analysis on a casestudy
of the singer Miley Cyrus, it is our intention to map and analyse the flow of communication and
promotional strategies deriving from these platforms, particularly focusing on four official online
social networks (Facebook, Twitter, Instagram and YouTube/VEVO) as an illustrative example of the
importance of online marketing in this industry. This analysis also examined the synergies among
these four social networks and the impact and interactions of and with the public towards the various
contents. We show that there is a clear pattern of feedback akin to the power of image (firstly music
video and followed by pictures) and, additionally, an appropriation of traditional strategies to a new
online context, in which social media marketing rises as a new promotional element that, while being a
new promotional tool still maximizes the exposure and symbolic goods sales as those in the industry
analysed.