Título
Acerca da literacia financeira
Autor
Fernandes, Daniela Teles
Resumo
pt
O aumento da complexidade dos produtos financeiros e a necessidade de sensibilizar a população para a importância da poupança, para os riscos do incumprimento e para o planeamento da reforma, são algumas das razões que explicam a proliferação de programas de educação financeira a nível mundial. Os principais objectivos desta investigação foram precisamente, compreender o que é a literacia financeira, como a promover e porque se defende a sua importância a nível mundial.
A análise efectuada das estratégias de literacia financeira de Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia e Índia, mostra que todas elas procuram melhorar o bem-estar financeiro da população. Contudo, o caminho que cada estratégia adopta para o concretizar tende a variar, face às diferentes realidades sociais de cada país.
Por outro lado, apesar da aposta na promoção da literacia financeira estar a aumentar, constatou-se que não existe consenso na forma como este conceito é definido, nem sobre as características que distinguem uma pessoa financeiramente letrada de uma financeiramente iletrada
Neste trabalho também é realçado que a educação financeira é apenas um dos elementos que contribui para o bem-estar financeiro dos indivíduos. Outros factores como o emprego, o rendimento, a saúde, a idade e o contexto socioeconómico, também o influenciam. O estudo alerta ainda para a existência de algumas limitações que comprometem a efectividade da educação financeira. Contudo, defende que todo o tipo de iniciativas que promovam a melhoria da literacia financeira, constituem uma mais-valia para os consumidores.
en
The increasing diversification and complexity of the financial products, as well as the need to raise the people’s awareness regarding the importance of saving, risks of failure and retirement planning, are between them, the most predominant motives for the worldwide proliferation of financial educational programs. The main purpose of this research was to comprehend the meaning of financial literacy, how to promote it and understand its importance around the globe. The studies on the strategies of financial literacy over Portugal, United Kingdom, United States, New Zealand and India, indicate a population’s well-being pursuance. However, the path that each strategy adopts to accomplish it, tends to vary, due to the differences of the social contexts of each one of these countries. On the other hand, despite the commitment to promoting financial literacy, it was perceived that there is no consensus on its definition, nor on the characteristics to distinguish a finance literate from a finance illiterate person. This work also takes into consideration the financial education as one of the components (and not the only component) for the financial well-being of the individuals. Other aspects, such as employment, income, health, age and socio-economic context need also to be taken into account. Additionally, some obstacles, to an effective financial education, are presented in this work. Even though those limitations exist consumers still benefit from the knowledge.