Teses e dissertações

Mestrado
Engenharia Informática
Título

Jogo didático para aprendizagem de literacia financeira

Autor
Garcia, Ruben Miguel Malveiro
Resumo
pt
A área da literacia financeira tem sido alvo de um grande interesse nos últimos anos principalmente devido à crise que se alastrou um pouco por todo mundo e com um grande impacto na Europa entre 2007 e 2013. Termos como inflação, juros a longo prazo, spread e muitos outros são cada vez mais normais no vocabulário que usamos diariamente. Existe uma necessidade de ensinar e posteriormente avaliar o nível de conhecimento financeiro das pessoas numa forma atual, interativa e didática. Os jogos didáticos são uma forma de transmitir conhecimentos de uma maneira interativa posicionando o jogador num ambiente virtual, criado de forma a simular uma situação real e desta forma ensinar o jogador a comportar-se numa determinada situação. São estruturados para que o jogador aprenda sobre determinado tema enquanto se diverte. Esta dissertação procura melhorar o nível de conhecimento financeiro existente com recurso às novas tecnologias. Desta forma, cria uma ligação entre a necessidade de ensinar literacia financeira, num contexto financeiro atual exigente, e as vantagens da transmissão de conhecimentos a partir de um jogo didático.
en
The area of financial literacy has been of great interest in recent years mainly due to the crisis that has spread a little throughout the world and with a great impact in Europe between 2007 and 2013. Terms such as inflation, long-term interest, spread and many more are becoming more normal in the vocabulary we use daily. There is a need to teach and subsequently assess the level of people's financial knowledge in a current, interactive and didactic way. Educational games are a way of transmitting knowledge in an interactive way by positioning the player in a virtual environment, created to simulate a real situation and thus teach the player to behave in a given situation. They are structured so that the player learns about a certain theme while having fun. This dissertation seeks to improve the level of financial knowledge existing with the use of new technologies. In this way, it creates a link between the need to teach financial literacy in a demanding financial context and the advantages of transmitting knowledge from a didactic game.

Data

02-out-2019

Palavras-chave

Aprendizagem
Learning
Literacia financeira
Financial literacy
Engenharia informática
Jogo interactivo
Software didático
Serious game

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...