Título
Amores em (des)construção: Práticas e representações de jovens sobre o amor e as relações amorosas
Autor
Carvalho, Rita Maria Gaspar da Silva
Resumo
pt
Num contexto marcado por transformações na vida social em geral e na vida privada, em
particular, procurou-se conhecer a configuração daspráticas e representações de jovens sobre o
amor e as relações amorosas, e a influência do género e da classe social de origem na sua
estruturação. Com esse objectivo realizou-se uma pesquisa empírica de natureza quantitativa,
com base numa amostra não representativa (N=338) dealunos de 4 escolas profissionais da
região de Lisboa - INETE, Escola Digital, INETESE eEPAD, de ambos os sexos, com idades
compreendidas entre os 15 e os 22 anos e condição social diversa.
Enquadrando os jovens inquiridos na linha da frenteda individualização e democratização
da sociedade portuguesa, com a identificação de alguns traços dos modelos emergentes de amor e
relacionamento amoroso na modernidade tardia, os principais resultados da análise estatística
apontam para uma concepção de amor fortemente orientada para o equilíbrio e negociação de
poderes no casal, em convergência com a afirmação de práticas associadas a um estilo de
comunicação aberto e activo, características marcantes da amostra estudada.
Destaca-se o posicionamento das raparigas na liderança deste movimento de
democratização das relações amorosas e o contraste entre uma visão idealista do amor, partilhada
pelas franjas com menos recursos, e uma visão mais crítica dos jovens socialmente favorecidos
que, num contexto de crescente reflexividade e auto-determinação, evidenciam uma maior
capacidade de desconstrução das lutas de poder travadas na esfera da intimidade, limitando,
assim, o investimento e as cedências feitas em nomede ideiais românticos menos democráticos.
en
Within a background characterized by transformations taking place on social life, in
general, and on private life, in particular, this study aims to learn more about practices and
representations of love and relationships among youngsters and explore gender and social
background effects. A quantitative research was conducted, based on a non-representative sample
(N=388) of students that attend 4 vocational schools within Lisboa region - INETE, Escola
Digital, INETESE e EPAD. The sample gathers male and female students, with ages from 15 to
22 years old, from different social backgrounds.
Framing the inquired youngsters within the front line of individualization and
democratization of Portuguese society, by identifying some features of the emerging models of
love and relationships in late modernity, the main results of statistic analyses point to a
conception of love guided towards balance and powernegotiation within the couple, converging
with the statement of practices associated with an open and active style of communication, strong
characteristics within the studied sample.
It is highlighted the girls positioning on leading this democratization of relationships
movement and the contrast between an ideal vision of love, shared by the fringes with less
resources and a more critical vision among the youngsters with more resources that show a
greater capacity of deconstructing the fight for power that takes place in intimacy, limiting,
therefore, the investment and will to give up in the name of less democratic romantic ideals.