Título
Poder e lideranças em agrupamentos TEIP
Autor
Baptista, Inês Sofia Domingues
Resumo
pt
A partir da análise de dois agrupamentos verticais de escolas ao abrigo do Programa TEIP2, procura-se explorar as relações de poder e construção de lideranças nestes contextos específicos, tendo em conta igualmente as modificações no modelo organizacional nas escolas, nomeadamente a re-introdução da figura do director. Pretendia-se, principalmente, compreender as dinâmicas organizacionais, reflectidas nos modos de liderar e nas relações de poder, nesses dois agrupamentos, e a forma como estas foram ou não influenciadas pelas recentes mudanças organizacionais e pelo próprio projecto TEIP. Neste sentido recorre-se aos contributos teóricos de Weber sobre poder nas relações sociais - os ideais-tipo de poder tradicional, legal e carismático; e à perspectiva mais recente e mais focada nos contextos organizacionais de Crozier e Friedberg, que permite equacionar a importância do contexto e das estruturas informais na análise do poder. A metodologia de estudos de caso, incluindo entrevistas, focus group, observação de quotidianos, análise documental e aplicação de inquéritos permitiu recolher testemunhos de 58 actores das duas comunidades educativas. As principais conclusões apontam no sentido de fracas alterações na estrutura organizacional destas escolas, ao abrigo do TEIP; de uma significativa tensão entre o poder tradicional e legal; da irrelevância do Conselho Geral nestas dinâmicas; da afirmação das directoras principalmente através da actuação como gestoras peritas e não como líderes carismáticas e da importância da figura dos coordenadores TEIP e do próprio projecto para a coesão nos processos organizacionais e para a inserção reconhecida de práticas mais sistemáticas de reflexão sobre os agrupamentos e os territórios.
en
From the analysis of two TEIP school clusters, we attempt to explore the power relations and leaderships in these given contexts, taking also into account the changes in the schools‟ organizational model, including the re-introduction of the Head teacher role. We mainly intended to understand the organizational dynamics, reflected in the leaderships and power relations in these two school clusters, and how these were or were not influenced by the recent organizational changes and the TEIP project itself. In this sense we refer to the Weber‟s theoretical contributions on power in social relations - the traditional, legal and charismatic power, and, in the more recent and more focused on the organizational contexts theoretical approach of Crozier and Friedberg, which allows us to equate the importance of the context and the analysis of the informal structures of power. The case studies methodology, including interviews, focus group, observation, document analysis and application of surveys allowed us to collect the testimonies of 58 actors in the two school clusters. The main conclusions point to weak changes in the organizational structure of these schools; to a significant tension between the traditional and legal powers; to the irrelevance of the General Council in these dynamics; to the statement of Head teachers happening particularly by acting as a management expert and not as charismatic leaders and the importance of the TEIP coordinators in promoting cohesion in organizational processes and in the recognized inclusion of more systematic reflections on the school clusters and territories.