Título
Vision Boards e literacia visual: Um trabalho de projeto comparativo entre ES Camões e EA António Arroio
Autor
Santos, Maria Isabel Fernandes dos
Resumo
pt
A sociedade contemporânea destaca-se como sociedade ocularcêntrica, que viu surgir a visão como sentido sobreposto aos restantes, onde tudo é registado através da fotografia.
O objetivo principal deste trabalho de projeto é explorar como as ferramentas digitais relacionadas com a imagem podem ser aplicadas em contextos escolares. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se uma investigação-ação, com alunos e docentes de duas escolas secundárias de Lisboa. Por meio dos entrevistados, o propósito será compreender como utilizam imagens digitais e as suas representações em contextos pedagógicos e escolares.
Os principais resultados revelaram diferenças na elaboração dos vision boards entre os alunos das duas escolas. Os alunos da ES Camões selecionavam imagens com múltiplos significados, enquanto os da EA António Arroio escolheram imagens mais alinhadas aos textos escritos. Além disso, os docentes da EA António Arroio demonstraram preocupação com o uso destes quadros imagéticos, devido à dificuldade de reconhecimento das imagens como construções.
As conclusões do projeto indicaram que os alunos consomem conteúdo audiovisual no seu quotidiano. No entanto, os professores tendem a acreditar que este tipo de projetos deveria ser aplicado em contextos não pedagógicos.
O presente trabalho de projeto, ressalta a relevância da imagem na sociedade contemporânea e destaca a necessidade de uma melhor compreensão das possibilidades educacionais das ferramentas digitais relacionadas com a imagem. Os resultados sugerem a importância de promover discussões sobre literacia visual para que os docentes do Ensino Secundário possam explorar o potencial pedagógico desta ferramenta de forma mais eficaz.
en
Contemporary society stands out as an ocularcentric society, which has seen vision emerge as a sense above all others, where everything is recorded through photography.
The main aim of this project is to explore how image-related digital tools can be applied in school contexts. To achieve this goal, an action research project was carried out with students and teachers from two secondary schools in Lisbon. Through the interviewees, the aim will be to understand how they use digital images and their representations in pedagogical and school contexts.
The main results revealed differences in the preparation of vision boards between the students at the two schools. Students at ES Camões selected images with multiple meanings, while those at EA António Arroio chose images more in line with written texts. In addition, teachers at EA António Arroio showed concern about the use of these vision boards, due to the difficulty of recognising images as constructions.
The project's conclusions indicated that students consume audiovisual content in their daily lives. However, teachers tend to believe that this type of project should be applied in non-pedagogical contexts.
This project work emphasises the relevance of the image in contemporary society and highlights the need for a better understanding of the educational possibilities of image-related digital tools. The results suggest the importance of promoting discussions on visual literacy so that secondary school teachers can exploit the pedagogical potential of this tool more effectively.